O SEO local pode ser bem útil para garantir um bom posicionamento para o seu site nos resultados do Google. Mas como isso funciona?
Sabemos que o SEO é o conjunto de normas de otimização para ferramentas de pesquisa. Portanto, seguir as regras de SEO é uma forma de fazer a sua página subir no rankeamento do Google, colocando-a nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa. Como os usuários tendem a clicar apenas nos primeiros resultados, raramente se aventurando além da segunda página, é importante que o seu negócio tenha uma boa posição para garantir um bom tráfego para o seu site.
É aí que entra o SEO local. A ideia central é bem simples: um usuário vai procurar um serviço e, ao digitar a busca na barra de procura, especifica o local onde se encontra. Por exemplo, ele precisa encontrar um restaurante, e portanto procura “restaurante zona sul rio de janeiro”. Nos resultados, ele vai encontrar páginas que realizaram um bom trabalho de SEO local.
Por mais que possa parecer algo pequeno, o SEO local pode fazer muita diferença nas suas vendas. De acordo com o site Hubspot, 46% de todas as buscas do Google são locais. Isso corresponde a uma audiência incrível que você pode alcançar adotando essa estratégia. Vamos, então, descobrir como fazer isso.
Como usar o SEO local
Primeiro é preciso entender que, naturalmente, o Google realiza um trabalho de seleção local para apresentar os resultados para um usuário. Então, por exemplo, se alguém localizado no Rio de Janeiro digita “restaurantes de comida japonesa” na barra de buscas, o algoritmo vai focar em resultados nessa cidade.
Mas existem formas de ajudar o algoritmo do Google e conseguir um posicionamento melhor para o seu site. Vejamos, então, algumas delas.
Use o Google Meu Negócio a seu favor
Um dos principais fatores que podem influenciar o seu SEO local é o Google Meu Negócio. Esta ferramenta permite que empresas e negócios gerenciem sua presença no Google. Para incluir a sua empresa, tudo que você precisa fazer é preencher seus dados e se cadastrar na página.
Você também pode otimizar a sua listagem no Google Meu Negócio adicionando mais informações sobre a sua empresa. Coisas como seu horário de funcionamento, fotos e números de telefone extras podem ser de grande ajuda para o seu SEO local.
Faça um bom trabalho de link building
Adquirir links de outros sites apontando para o seu site é uma ótima estratégia de marketing digital num geral, mas também contribui muito para o SEO local. O Google leva em consideração se seu site for recomendado por outras páginas. Principalmente páginas locais como portais de notícias, sites de outras empresas locais ou páginas de turismo. Até mesmo citações sem link podem ser úteis, pois elas passam para o Google a ideia de que a sua empresa é relevante.
Peça por avaliações de clientes
No Google Meu Negócio e em plataformas como o Facebook, os clientes podem deixar avaliações. Essas reviews são levadas em consideração pelo Google na hora de fazer o rankeamento.
Sendo assim, peça para os clientes avaliarem seu estabelecimento. Essas reviews podem fazer toda a diferença para o SEO local da sua empresa.
Melhore seu SEO local com uma agência de marketing digital
A melhor forma de garantir um excelente SEO local para a sua empresa é contando com a ajuda de uma agência de marketing digital para a otimização do seu site,como a Agência IMMA. Realizamos um trabalho de SEO qualificado na sua página e trabalhamos para melhorar sua posição no Google. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento para saber mais!