O que é meta descrição e como criar uma eficiente

Quem trabalha com criação de sites e marketing digital sabe que é comum encontrar páginas sem uma meta descrição, um erro que pode causar problemas. Mas o que é meta descrição e como criar uma eficiente?

Elas desempenham um grande papel nos resultados de pesquisa. Caso você não esteja familiarizado com o termo, uma meta descrição é o trecho de informações que aparece abaixo do link de um resultado de pesquisa. Sua finalidade é descrever o conteúdo da página para o usuário. Quaisquer palavras que correspondam ao termo pesquisado aparecem em negrito.

Meta descrição: a informação abaixo do link

Meta descrição: a informação abaixo do link

Porém, o objetivo final é convencer e persuadir o usuário a clicar no seu link e acessar o seu site. E se você não está fazendo esforço para criar meta descrições eficientes, pode estar perdendo um tráfego que poderia gerar muitos novos leads(Wiki) e clientes. Mas como criar descrições que induzam os usuários a clicar? Como influenciar pessoas em tão pouco espaço?

A verdade é que, quanto mais para trás sua página estiver, mais você terá que trabalhar sua meta descrição. Isso porque a quantidade de cliques cai à medida que você avança nas páginas de resultados, pois se uma página é relevante, ela deve estar no topo do ranking. Então, se seu resultado for muito baixo você terá mais trabalho.

 

O que é meta descrição e como criar uma eficiente

O que é meta descrição e como criar uma eficiente. Fonte: Freepik.

 

Entretanto, se você está no topo dos rankings de pesquisa, a mesma lógica se aplica: você quer que sua meta descrição seja clara e convincente para que o usuário não role a página procurando por outro resultado. Ou seja: quanto melhor for sua meta descrição, mais provável que você tenha boas taxas de cliques a partir da pesquisa orgânica.

Como criar uma meta descrição eficiente

A criação de uma meta descrição é como um exercício de venda. Deve-se fazer todo o possível para levar alguém a tomar essa decisão e clicar. Nosso foco tem que ser persuadir o usuário a clicar ao mesmo tempo em que se mantém uma certa precisão para que suas expectativas sejam atendidas. Veja como criar meta descrições claras, úteis e que se destaquem:

  • Use uma linguagem orientada para a ação:

Uma linguagem orientada para a ação é ideal para esse espaço, pois apela para a impulsividade e curiosidade do pesquisador. Além disso, ela diz ao leitor exatamente o que ele vai encontrar se clicar. Considere começar suas meta descrições com palavras como “aprenda” ou “descubra”, acompanhando-as de detalhes específicos que ajudarão a gerar cliques.

 

Linguagem orientada para ação.

Linguagem orientada para ação. Fonte: Freepik.

 

  • Forneça uma solução ou benefício:

Diga ao usuário o que ele pode esperar clicando no link. A última coisa que você deseja que alguém faça é clicar no botão de “voltar” porque não encontrou o que esperava ou desejava. E também vale lembrar que é este tipo de situação que aumenta a taxa de rejeição de um site, e isso nunca é bom.

Escreva uma frase curta pensando no conteúdo ou mostrando ao usuário porque ele deveria acessar e ler sua publicação. Demonstre os benefícios de clicar de forma clara e objetiva pois esta é a sua única chance de apresentar o que tem a oferecer.

  • Mantenha abaixo de 155 caracteres:

Geralmente, uma meta descrição deve ter menos de 155 caracteres. No entanto, o Google não mede a descrição por caracteres, mas por pixels. Ou seja, ela será cortada numa certa largura. A razão de se trabalhar com 155 caracteres é dar aos profissionais de marketing digital uma referência a seguir.

 

A meta descrição deve ter menos de 155 caracteres.

A meta descrição deve ter menos de 155 caracteres. Fonte: Freepik.

 

  • Não tente enganar os usuários com sua meta descrição:

Se a sua meta descrição tenta enganar o leitor com um conteúdo diferente do que está de fato no site, esteja preparado para ter uma taxa de rejeição enorme. Algumas meta descrições são spams e apresentam conteúdo recheado de palavras-chave simplesmente para atrair cliques.

Muitas vezes, isso decorre de uma falta de atualização quando se trata de SEO. É por isso que o trabalho de otimização de um site deve ser algo contínuo, pois é comum que práticas antigas que funcionavam muito bem passem a ser consideradas erradas, levando a punições para o site. Se o seu SEO não é revisto há algum tempo, talvez seja a hora certa de realizar este trabalho.

  • Torne-a específica e relevante:

O usuário médio conhece uma meta descrição genérica quando a vê, apesar de possivelmente não saber exatamente o que é uma meta descrição. É por isso que é tão importante usar palavras descritivas e fazer o seu melhor para se conectar com seu público-alvo, deixando-o saber o que ele encontrará clicando nos resultados da pesquisa.

 

Meta descrição conquista clientes potencial.

Meta descrição conquista clientes potencial. Fonte Freepick.

Sua meta descrição é sua chance de conquistar clientes em potencial e o seu primeiro passo para gerar contatos e vendas. Por isso, nunca a deixe de lado pois essa atitude pode levar a perda de oportunidades importantes. Certifique-se de criar uma meta descrição envolvente para o seu site, que não só convença as pessoas a escolhê-lo, como também deixe seus concorrentes para trás.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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