A sigla KPI aparece com frequência quando falamos de evolução de vendas e crescimento de empresa. Mas você sabe o que é KPI?

Embora seu significado possa parecer nebuloso, esse é um termo importante para avaliar a efetividade das estratégias do seu negócio, o que o torna fundamental para planejar táticas futuras. Por isso, nesse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é KPI e para que serve

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O que é KPI

KPI é uma sigla que vem do inglês, significando key performance indicators. Em português, sua tradução ficaria “indicadores-chave de performance”. Ou seja, KPI é o conjunto de indicadores usados para medir o desempenho de alguma coisa – no caso, as estratégias de crescimento e vendas de uma empresa.

Graças aos KPIs, uma empresa consegue avaliar bem quais são os seus sucessos e os seus obstáculos, permitindo um melhor planejamento para garantir resultados cada vez melhores no futuro. Desse modo, é uma excelente ferramenta de análise e estratégia.

É importante pontuar que indicadores e métricas não são a mesma coisa. Na verdade, os indicadores de performance utilizam as métricas como números de base para interpretar e definir se as metas estabelecidas foram atingidas ou não. Assim, um KPI como a taxa de conversão, por exemplo, é calculado dividindo as métricas do total de vendas de um site pelo total de visitas que o mesmo recebe. O resultado deve ser comparado aos objetivos da empresa e, se não estiver de acordo com o esperado, deve motivar novas abordagens.

Tipos de indicadores-chave de performance

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Tipos de indicadores-chave de performance

Nem todos os KPIs são iguais. A maioria deles designa elementos específicos do desempenho da empresa e, portanto, deve ser usada de formas distintas. Vejamos, então, alguns dos principais tipos de KPI.

Indicadores de estratégia

Esse tipo de indicador é, essencialmente, um comparativo. Ele contrapõe o estado atual da empresa com as metas que foram estabelecidas anteriormente, e verifica até que ponto a realidade corresponde às expectativas. Desse modo, ele mede a efetividade das estratégias aplicadas. Se for baixa, é hora de buscar novas táticas.

Indicadores de produção

Indicadores que possuem a função de avaliar a produtividade. A ideia é avaliar a eficiência e o rendimento dos processos, levando em conta seus resultados e produções. Com isso, pode-se medir a quantidade de recursos que são utilizados em algum serviço ou produto, e entender até que ponto o custo daquilo vale a pena ou se pode ser reduzido de alguma forma.

Indicadores de capacidade

Funcionam em conjunto com os indicadores de produção. Sua função é mensurar a capacidade da empresa de acordo com os processos atuais. Assim, se for possível aumentar essa capacidade dentro dos custos, é o momento de traçar novas estratégias que possam aproveitar esse potencial não utilizado.

Indicadores de qualidade

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de KPI indica a qualidade do produto ou dos serviços oferecidos pela empresa. Através dele é possível entender o que está ajudando ou prejudicando os resultados finais da experiência do cliente. Por isso, é um indicador que deve ser constantemente monitorado para aprimorar os serviços da marca.

Aprenda mais sobre marketing digital

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Aprenda mais sobre marketing digital

Agora que você já sabe o que é KPI e para que ele serve, o próximo passo é formar estratégias de marketing mais sólidas para a sua marca, podendo, agora, avaliá-las devidamente depois. E, para isso, o melhor é contar com a ajuda de uma agência especializada na área. A Agência IMMA é uma ótima opção. Sua equipe oferece uma série de serviços de marketing digital, sempre com relatórios regulares de desempenho para que você compreenda o quanto a sua marca está crescendo com essas ferramentas. Entre em contato e faça um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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