O que é ICP e por que você deve usar um para a sua empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/04/2020
Marketing de Conteúdo

Você já ouviu falar na sigla ICP? Essa é uma das siglas mais importantes para o planejamento de estratégias de marketing digital para qualquer empresa, mas muitos empresários ainda não conhecem seu significado ou sabem o por quê de sua relevância. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é ICP e por que você deve usar um para a sua empresa. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

O que é ICP e por que você deve usar um para a sua empresa

Fonte: freepik.

Entenda o que é ICP e qual é a sua importância para uma empresa

A sigla ICP vem do inglês, significando Ideal Customer Profile. É uma sigla que ajuda a abrir um pouco a mentalidade de que “qualquer venda é uma venda”, estimulando empresários a buscar tipos de clientes mais específicos.

A tradução de Ideal Customer Profile, em português, seria perfil de cliente ideal. Por conta disso, é um conceito que é facilmente confundido com o da persona de marketing ou o público-alvo de uma marca. Contudo, existem diferenças cruciais que separam esses termos.

A principal delas é que o Ideal Customer Profile serve principalmente para classificar contas com que uma empresa faz negócio. Assim, enquanto a persona de marketing fala especificamente de pessoas para quem a sua empresa pode vender, o ICP é mais utilizado por empresas que apostam no Account-Based Marketing (também conhecido como ABM), ou marketing baseado em contas. Ou seja, ele serve mais para determinar empresas ideais para as quais a sua marca pode vender. Desse modo, é fundamental para o funcionamento de empresas B2B (business to business, ou, empresas que fazem negócios com outras empresas, e não com o consumidor direto).

Sendo assim, fica claro que a persona de marketing é um conceito muito mais específico do que o ICP. Já o público-alvo, por sua vez, é um termo muito mais generalizado, que serve para denominar um segmento de uma parte do mercado que tem potencial para se converter em clientes da sua marca. Ou seja, nesse caso, a especificidade decai um pouco.

Entenda o que é ICP e qual é a sua importância para uma empresa

Fonte: freepik.

Persona de marketing, o público-alvo e o ICP

Mas isso não significa que ter um desses conceitos determinados elimina a necessidade de ter o outro. Na verdade, o ideal é que a persona de marketing, o público-alvo e o ICP sejam usados em conjunto para acumular informações que podem ser úteis para o planejamento de estratégias da empresa.

Mas que tipos de dados são trazidos à tona pelo ICP? Alguns exemplos que podemos citar são:

  • Maturidade no mercado da empresa;
  • Estrutura do negócio;
  • Segmentação adotada pela empresa;
  • Desempenho mercadológico;
  • Localização da empresa ideal;
  • Ticket médio;
  • Estrutura da equipe;
  • Ciclo de vendas;

E muitas outras informações.

Vantagens da adoção do ICP por uma empresa

Determinar o seu Ideal Customer Profile pode ser muito benéfico por diversas razões. Dentre elas, é possível citar:

Aumento da taxa de conversão

Conhecer quem é o seu cliente ideal ajuda você a adotar abordagens mais diretas e efetivas. Isso gera um aumento na taxa de conversão de leads em clientes.

Redução do ciclo de vendas

Com uma abordagem mais eficiente, o ciclo de vendas se torna mais ágil. Isso otimiza o trabalho do time de vendas como um todo, tornando-o muito mais simples e eficaz.

Redução do ciclo de vendas

Fonte: freepik.

Maior previsibilidade da receita

Com o ICP, fica mais fácil arranjar clientes fidelizados. Isso gera uma previsibilidade da receita mensal, o que facilita o planejamento financeiro da empresa.

Agora que você já sabe o que é ICP, é hora de colocar o seu conhecimento de marketing digital em prática com a ajuda de uma agência especializada no assunto. E a Agência IMMA é uma ótima opção para isso. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

Veja também