Facebook Pixel

O que é copywriting e como usar a favor da sua marca

Facebook
Twitter
LinkedIn

O termo copywriting é muito usado em discussões sobre marketing digital e marketing de conteúdo. Mas o que ele de fato significa? Aprender a resposta para essa pergunta é uma forma de conhecer mais sobre uma tática de publicidade online que pode ser muito útil para o crescimento da sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é copywriting e como usar isso a favor da sua marca. Continue com a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é copywriting e como usar a favor da sua marca
Fonte: freepik.

Entenda o que é copywriting

Copywriting é um termo que vem do inglês. A sua tradução literal, em português, seria “redação publicitária”. Contudo, essa tradução não expressa corretamente o significado do conceito, que, na prática, é usado para denominar um tipo específico de redação publicitária.

Como assim? Bem, no marketing digital, trabalha-se muito com a ideia da jornada de conversão do lead. Um lead é um usuário que mostra algum interesse em uma empresa, e, que, ao longo dessa jornada, pode ser convertido em um cliente fiel para a marca.

É aí que entra o copywriting. Na prática, esse termo se refere a uma modalidade de redação publicitária que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação. Ou seja, é um tipo de redação que funciona como um instrumento para auxiliar na jornada de conversão do lead.

Sendo assim, fica claro que copywriting não engloba qualquer texto usado em iniciativas de marketing digital. Na verdade, o conceito denomina um texto que tem uma intenção clara de guiar um lead de uma etapa da jornada de conversão para outra. É um texto com um direcionamento muito específico, que tem a missão de persuadir o leitor de alguma forma.

Como você pode usar o copywriting a favor da sua marca

Entender o que é copywriting não basta. É preciso também compreender como usar essa técnica a seu favor antes de começar a empregá-la em seus textos. Assim, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você a utilizar esse recurso. Confira!

Como você pode usar o copywriting a favor da sua marca
Fonte: freepik.

O copywriting se baseia na sugestão

O convencimento do leitor que ocorre em um texto escrito com copywriting deve ser realizado de maneira sutil, sempre baseado na sugestão, com chamadas para a ação limitadas. Ou seja, textos muito desesperados, que claramente não têm o objetivo de fazer nada a não ser vender, não são efetivos para esse tipo de estratégia. Ao invés disso, é melhor adotar uma postura mais descontraída.

Releia o texto mais de uma vez

Para convencer o leitor a fazer alguma coisa, você precisa passar uma imagem de credibilidade e conhecimento do assunto em questão. E essa imagem pode ser facilmente danificada se o seu texto tiver muitos erros de ortografia ou gramática. Por isso, a revisão é uma ferramenta fundamental no copywriting. Procure ler o seu texto mais de uma vez antes de publicá-lo, evitando erros que podem ter passado por uma distração na hora de redigi-lo.

Não esqueça do SEO

O SEO não pode ser esquecido em meio ao copywriting. Afinal, é importante garantir o alcance dos seus textos. Sendo assim, procure sempre incorporar técnicas de SEO à sua escrita, incluindo palavras-chave específicas em tudo que você produzir.

Não esqueça do SEO
Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para ajudar nessa tarefa

Se você já sabe o que é copywriting mas não sabe como usar essa técnica, é melhor contar com a ajuda de profissionais qualificados, como, por exemplo, a Agência IMMA. A IMMA possui uma equipe de especialistas em marketing digital e marketing de conteúdo que pode contribuir muito para o crescimento da sua empresa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?