O termo copywriting é muito usado em discussões sobre marketing digital e marketing de conteúdo. Mas o que ele de fato significa? Aprender a resposta para essa pergunta é uma forma de conhecer mais sobre uma tática de publicidade online que pode ser muito útil para o crescimento da sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é copywriting e como usar isso a favor da sua marca. Continue com a leitura para entender mais sobre o assunto!
Entenda o que é copywriting
Copywriting é um termo que vem do inglês. A sua tradução literal, em português, seria “redação publicitária”. Contudo, essa tradução não expressa corretamente o significado do conceito, que, na prática, é usado para denominar um tipo específico de redação publicitária.
Como assim? Bem, no marketing digital, trabalha-se muito com a ideia da jornada de conversão do lead. Um lead é um usuário que mostra algum interesse em uma empresa, e, que, ao longo dessa jornada, pode ser convertido em um cliente fiel para a marca.
É aí que entra o copywriting. Na prática, esse termo se refere a uma modalidade de redação publicitária que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação. Ou seja, é um tipo de redação que funciona como um instrumento para auxiliar na jornada de conversão do lead.
Sendo assim, fica claro que copywriting não engloba qualquer texto usado em iniciativas de marketing digital. Na verdade, o conceito denomina um texto que tem uma intenção clara de guiar um lead de uma etapa da jornada de conversão para outra. É um texto com um direcionamento muito específico, que tem a missão de persuadir o leitor de alguma forma.
Como você pode usar o copywriting a favor da sua marca
Entender o que é copywriting não basta. É preciso também compreender como usar essa técnica a seu favor antes de começar a empregá-la em seus textos. Assim, a seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar você a utilizar esse recurso. Confira!
O copywriting se baseia na sugestão
O convencimento do leitor que ocorre em um texto escrito com copywriting deve ser realizado de maneira sutil, sempre baseado na sugestão, com chamadas para a ação limitadas. Ou seja, textos muito desesperados, que claramente não têm o objetivo de fazer nada a não ser vender, não são efetivos para esse tipo de estratégia. Ao invés disso, é melhor adotar uma postura mais descontraída.
Releia o texto mais de uma vez
Para convencer o leitor a fazer alguma coisa, você precisa passar uma imagem de credibilidade e conhecimento do assunto em questão. E essa imagem pode ser facilmente danificada se o seu texto tiver muitos erros de ortografia ou gramática. Por isso, a revisão é uma ferramenta fundamental no copywriting. Procure ler o seu texto mais de uma vez antes de publicá-lo, evitando erros que podem ter passado por uma distração na hora de redigi-lo.
Não esqueça do SEO
O SEO não pode ser esquecido em meio ao copywriting. Afinal, é importante garantir o alcance dos seus textos. Sendo assim, procure sempre incorporar técnicas de SEO à sua escrita, incluindo palavras-chave específicas em tudo que você produzir.
Contrate uma agência de marketing digital para ajudar nessa tarefa
Se você já sabe o que é copywriting mas não sabe como usar essa técnica, é melhor contar com a ajuda de profissionais qualificados, como, por exemplo, a Agência IMMA. A IMMA possui uma equipe de especialistas em marketing digital e marketing de conteúdo que pode contribuir muito para o crescimento da sua empresa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento!