Você já ouviu falar do termo brand awareness? Embora o termo venha do inglês, seu conceito é muito relevante para empresários de qualquer nacionalidade, inclusive os brasileiros. Por isso, separamos esse artigo para falar um pouco sobre o assunto e explicar o que é brand awareness e por que esse conceito importa para a sua empresa. Confira!

O que é brand awareness

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Entendendo o que é brand awareness

Brand awareness, em português, significa consciência de marca. É uma métrica que tem como função definir o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores.

Ela serve, portanto, para avaliar o quanto os consumidores relacionam um determinado produto a uma empresa. O fato de falarmos Gilette ao invés de lâmina de barbear, por exemplo, é uma demonstração de grande brand awareness, pois associamos o produto mais à empresa do que ao nome do produto em si.

Por conta disso, a consciência de marca está muito ligada ao branding. Não é difícil entender por que: ambos, afinal, dizem respeito à identidade da marca e à forma como ela é percebida pelos consumidores.

É daí que vem, portanto, a importância de brand awareness. Um bom trabalho de consciência de marca faz com que a sua empresa se eleve no mercado, destacando-se da sua concorrência. A marca se torna, então, memorável aos olhos do consumidor, tornando-se parte integral da experiência do consumo de um determinado produto.

Como aumentar a brand awareness da sua marca

Como aumentar a brand awareness da sua marca

Fonte: freepik.

Uma vez que você entende o que é consciência de marca, fica claro o quanto ela é importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, surge a questão de como aumentar a brand awareness da sua marca.

Há muitas estratégias que podem ajudar você nessa tarefa. Vejamos, então, algumas das principais delas.

Crie uma personalidade para a sua marca

Brand awareness tem a ver com identidade. A ideia é que a sua marca pareça única, tal como uma pessoa. E, para isso, nada melhor do que criar uma personalidade que os consumidores possam associar à sua empresa.

Um bom case de sucesso desse tipo de brand awareness é a Nubank. A startup brasileira, focada em serviços financeiros, tem uma “personalidade” clara que se demonstra em pequenos detalhes, tais como a linguagem usada no seu aplicativo ou no seu site, que é sempre informal e descontraída. Desse modo, a empresa consegue passar uma imagem jovem e moderna, criando uma personalidade muito atraente.

Crie uma identidade visual

Crie uma identidade visual

Fonte: freepik.

Uma identidade visual é tão importante quanto uma personalidade. Afinal, empresas marcantes costumam ter logos marcantes, característicos, que qualquer pessoa pode lembrar.

Sendo assim, é importante investir em um bom design para tudo que for relacionado à sua empresa, mantendo sempre uma coerência. Uma paleta de cores bem definida, por exemplo, pode ser um ótimo primeiro passo para criar uma identidade visual memorável.

Crie conteúdo para seus clientes

O marketing de conteúdo ajuda a construir uma imagem positiva da sua empresa, o que é fundamental para brand awareness. Através de uma produção de conteúdo relevante, os usuários passam a criar afeição pela sua empresa, que está disponibilizando informações úteis para eles.

Contrate uma equipe profissional

Uma agência de marketing digital pode ajudar muito no trabalho de brand awareness da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, oferece uma série de serviços de marketing online que podem contribuir para a formação de uma imagem marcante, tanto no quesito da identidade visual como na questão do conteúdo. A equipe da agência é formada por profissionais da área que sabem o que você precisa fazer para impulsionar o seu negócio. Entre em contato com a empresa e faça um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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