O que é bounce rate e qual é a sua importância

Você sabe o que é bounce rate? Se você está ingressando no mundo do marketing digital, talvez já tenha se deparado com essa expressão, mas a maioria dos usuários não entende bem o que ela significa. Mesmo assim, trata-se de um elemento fundamental para avaliar os resultados da presença online da sua empresa, e por isso é importante que você entenda como ele funciona.

O que é bounce rate e qual é a sua importância

Fonte: freepik.

O que é bounce rate

bounce rate de um site é a taxa de rejeição, ou seja, a porcentagem de usuários que entraram naquela página e depois saíram, sem permanecer no site. Diferentes mecanismos de busca computam esse dado de formas diversas, mas no caso do Google Analytics, é computado como rejeição.

Atenção: É importante não confundir taxa de rejeição com taxa de saída. A taxa de saída é uma métrica para mostrar quantas pessoas estão abandonando o seu site a partir de determinada página, enquanto a taxa de rejeição se refere à saída após a abertura de uma única página.

O que é bounce rate

Fonte: freepik.

Qual é a importância de saber o que é bounce rate

Agora que você já sabe o que é bounce rate, podemos nos voltar para a importância desse dado. Afinal, para que serve o bounce rate?

acompanhamento da taxa de rejeição é essencial para que você descubra como seu conteúdo está performando na internet. Sendo assim, o bounce rate permite que você analise a eficácia das suas chamadas de ação, por exemplo, ou o quão relevante seu conteúdo é para os usuários.

Qual é a importância de saber o que é bounce rate

Fonte: freepik.

taxa de rejeição também é importante com relação ao Google AdWords. Isso porque o AdWords avalia um anúncio levando em conta o seu bounce rate. Desse modo, se a sua taxa de rejeição for alta, ele vai calcular que o anúncio não é interessante para os usuários. Isso afeta o índice de qualidade do seu anúncio, o que aumenta o custo por clique. Podemos observar, então, que um bounce rate alto pode custar muito caro para a sua empresa.

Como reduzir o bounce rate do seu site

Um bounce rate alto é um bounce rate próximo a 50%, o que significa que metade das pessoas que clicam no seu site saem dele sem clicar em mais nada. Se esse é o seu caso, é um bom momento para rever o conteúdo que está sendo postado no seu site.

Melhore sua taxa de rejeição com a ajuda de uma equipe especializada

Fonte: freepik.

Algo que pode influenciar muito no aumento da taxa de rejeição é a falta de atualizações no site. Isso porque, se muito tempo passa sem nenhuma postagem nova, os mecanismos de busca percebem, e, portanto, começam a diminuir a posição da página no ranking. Sendo assim, é preciso postar novo conteúdo constantemente.

Também é interessante considerar adotar um design responsivo para o seu site. Isso porque criar um site responsivo garante que seu conteúdo possa ser acessado através de qualquer dispositivo, o que permite que mais pessoas possam acessar o que você posta com conforto e facilidade. Também é algo que agrada aos mecanismos de busca, que priorizam a experiência do usuário, e portanto tendem a rankear melhor conteúdos responsivos.

Também é interessante considerar adotar um design responsivo para o seu site

Fonte: freepik.

Melhore sua taxa de rejeição com a ajuda de uma equipe especializada

Uma vez que você sabe o que é bounce rate, o próximo passo é garantir que o seu nunca prejudique a sua marca. E a melhor forma de fazer isso é com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Realizamos a produção de conteúdo e a gestão de sites que a sua empresa precisa para buscar melhores posições nos resultados de busca. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se