O que é auditoria de conteúdo e como fazer uma

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
18/09/2020
Marketing Digital

Você já ouviu falar no termo auditoria de conteúdo? Esse conceito é muito importante para avaliar o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é uma auditoria de conteúdo e como fazer uma. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Dicas de auditoria de conteúdo e como fazer uma

Fonte Freepik.

Entenda o que é auditoria de conteúdo e como fazer uma

Antes de qualquer outra coisa, é preciso definir o que, exatamente, é uma auditoria de conteúdo. Esse conceito engloba uma análise sistemática que é feita com os posts e as páginas de um determinado site.

Nesse sentido, não é diferente de qualquer outro tipo de auditoria: A ideia é analisar uma coleção de dados para alcançar uma conclusão a respeito da performance das ferramentas examinadas. É uma forma de garantir a qualidade das iniciativas analisadas e buscar melhorias no futuro.

Em outras palavras, então, uma auditoria de conteúdo é uma forma de avaliar o marketing de conteúdo de uma empresa. É uma métrica que busca organizar e melhorar todo o conteúdo de um determinado site, livrando-se do que não funciona e priorizando os elementos que trazem mais sucesso.

Auditoria de conteúdo e como fazer uma

Fonte Freepik.

Pense no site da sua marca como uma casa: Ao longo da sua estratégia de produção de conteúdo, muitas coisas vão sendo criadas, e vão ocupando espaço. Conforme o tempo passa, nem todos os elementos podem estar cumprindo suas funções da maneira devida (um conteúdo pode se tornar ultrapassado, tal como um sofá ou uma cama). Portanto, é preciso fazer uma “limpeza” para abrir espaço para elementos mais eficientes.

Diante disso, fica fácil entender qual é a importância de uma auditoria de conteúdo. Mas como colocar em prática esse tipo de análise?

Como em qualquer outra ferramenta de pesquisa, antes de usá-la, é preciso determinar o que você busca fazer com a auditoria. Em outras palavras: Quais são os objetivos dessa iniciativa? A ideia é aumentar o tráfego do seu site, ou obter mais leads a longo prazo? Tenha essa informação claramente definida para prosseguir para os próximos passos do processo.

Depois disso, é hora de partir para o inventário do conteúdo. Isso significa que todo o conteúdo do seu site deve ser reunido em um arquivo que você possa editar quando quiser. Uma planilha, por exemplo, é uma ótima opção, pois ela permite que você visualize com facilidade esse volume significativo de conteúdo. Sua planilha deve conter diversos dados, dentre eles as URLs, palavras-chave, tamanhos e tipos de conteúdo e seus títulos.

Agência de Marketing em Conteúdo

Finalmente, é o momento de começar a coleta e a análise de dados. E existem ferramentas que podem auxiliar você nessa etapa. O Google Analytics é uma boa escolha. Através desse e de outros instrumentos, você pode determinar fatores como o tempo de permanência dos usuários em uma página, o tráfego que ela recebe e a sua taxa de conversão.

Tudo isso contribui para a construção de um quadro claro que mostra a eficiência do conteúdo produzido pela sua marca. Assim, é possível fazer uma auditoria de conteúdo de sucesso.

Contrate uma empresa especializada para ajudar nessa tarefa

Agora que você já sabe o que é auditoria de conteúdo e como fazer uma para o seu site, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E, para isso, uma empresa especializada em marketing digital e em produção de conteúdo pode ser especialmente útil. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que pode fornecer o suporte que você precisa.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também