No mundo do marketing digital, fala-se muito de um sujeito que ganha um aspecto quase mítico em discussões estratégias de crescimento na internet. Esse sujeito é o lead. Dessa forma, ele é um elemento fundamental para a criação de qualquer estratégia de publicidade do mundo online. E, com ele, vem uma série de etapas e processos que às vezes podem parecer meio intimidantes para entender: Prospecção de leads, geração de leads, nutrição de leads… E a qualificação de leads.
Mas o que esse termo significa? Vale a pena saber mais sobre esse tipo de tópico? E como isso influencia na estratégia de marketing digital adotada pela sua empresa? Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o assunto. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda o que é a qualificação de leads
A qualificação de leads se baseia em uma máxima que todo empreendedor deve compreender antes de partir para o marketing digital. Essa máxima é: Não dá para vender para todo mundo. Mesmo que essa seja a vontade de qualquer um que tenha um negócio, não é um objetivo realista. Sendo assim, portanto, o seu marketing deve ser direcionado a uma parcela do público que tem chances reais de se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Esse processo é conhecido como a escolha do público-alvo de uma marca ou empresa. Mas é preciso entender que, mesmo entre o seu público-alvo, existem pessoas que se tornarão clientes fiéis e pessoas que simplesmente não terão interesse em consumir o que você tem a oferecer. Pelo menos naquele momento. E é crucial que você aprenda a diferenciar entre as duas.
É aí que entra a qualificação de leads. É através dessa etapa de nutrição de um lead que você poderá encontrar os leads que realmente se tornarão clientes da sua marca.
Mas como fazer isso? Felizmente, é um processo que, embora complexo, é uma das partes iniciais de qualquer estratégia de marketing digital.
Como fazer a qualificação de leads da sua empresa
Primeiramente, a etapa de qualificação de leads de uma empresa começa logo após a captação, que é o estágio inicial. Nesse momento, você já captou um número razoável de leads, e é aí que você deve partir para o processo de qualificá-los e descobrir quais irão, de fato, se converter em clientes para a empresa.
Mas, como avaliar esses leads? Existem cinco fatores que devem ser levados em consideração. A seguir, vamos apresentar cada um deles. Confira!
Necessidade
Quanto aquele lead precisa do seu serviço? Até que ponto o que você oferece é necessário para ele?
Orçamento
Seu lead possui o orçamento necessário para investir no que você está vendendo a ele? É importante descobrir isso logo de início.
Adequação
A sua empresa conseguirá atender aquele cliente? Nessa questão, devem ser levados em conta diversos fatores, como a localização geográfica, as possíveis necessidades especiais de um lead, etc.
Timing
Essa talvez seja o fator mais importante a ser considerado. Dessa forma, um lead precisa ter o timing certo para se tornar um cliente. Isso significa que leads descartados não vão necessariamente nunca consumir com você – a questão é apenas qual será a decisão deles naquele momento específico.
Contrate uma agência de marketing digital para saber mais sobre a qualificação de leads
Agora que você já sabe o que é a qualificação de leads e como fazer a sua, o ideal é contratar um profissional para colocar esse conhecimento em prática. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que está preparada para ajudar o seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!