Você já ouviu falar da Otimização da Taxa de Conversão? Se não, esse termo pode parecer confuso.E, até mesmo intimidante. No entanto, ele é fundamental para garantir o crescimento do seu negócio e o aumento da sua quantidade de clientes fiéis. Por isso, neste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Otimização da Taxa de Conversão. O significado do conceito, por que ela é importante, como usá-la, etc. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é a Otimização da Taxa de Conversão e por que ela importa para o seu negócio

Fonte: Freepik.

Entenda o que é a Otimização da Taxa de Conversão

A Otimização da Taxa de Conversão é um conceito que vem do inglês. Sendo a tradução de Conversion Rate Optimization, também conhecido como CRO. Mas o que esse conceito avalia na prática?

Quando falamos de conversão, é importante ressaltar que estamos falando de dois processos diferentes. Um deles é a conversão de usuários em leads. Um lead é um cliente em potencial, uma pessoa que tem interesse no que a sua marca oferece. Assim, se um usuário visita o seu site e decide, por exemplo, baixar o seu ebook, fornecendo um endereço de e-mail no processo, ele está se convertendo em um lead.

É aí que entra a etapa da conversão de leads. A conversão de um lead ocorre quando um lead se transforma em um cliente. Isso acontece após uma transação comercial.

Sendo assim, a taxa de conversão a que o CRO se refere é a taxa de sucesso que as suas estratégias de marketing digital obtêm na prática. É o número de clientes ou leads que você consegue converter com, por exemplo, uma landing page ou algum outro tipo de conteúdo.

Para que serve a Otimização da Taxa de Conversão

Uma vez que você entende o que é uma taxa de conversão, não é difícil compreender por que é importante otimizá-la. Esse procedimento ajuda a melhorar a eficiência das suas estratégias de marketing digital, aumentando o número de leads e clientes que você consegue converter.

Para que serve a Otimização da Taxa de Conversão

Fonte: freepik.

Sendo assim, a importância da Otimização da Taxa de Conversão é que, sem ela, você pode desperdiçar tempo e recursos criando iniciativas pouco eficientes. Com o uso do CRO, no entanto, é possível aprimorar essas iniciativas e maximizar as suas performances.

Como usar o CRO no marketing digital

Para usar o CRO na prática, você deve se munir de muitos dados e análises. Isso porque, sem as informações corretas, o processo de Otimização da Taxa de Conversão passa a ser baseado no achismo, o que nunca deve acontecer.

Assim, como criar uma base de dados útil para dar início ao processo de otimização? Uma boa ideia é apostar no uso dos testes A/B. Esses testes consistem na criação de duas versões de algum instrumento (como, por exemplo, um e-mail marketing ou a capa de um ebook) com um pequeno elemento alterado, para avaliar qual das duas versões tem a melhor performance com o público. Desse modo, eles são ótimas oportunidades para avaliar o que pode ser melhorado em alguma estratégia específica.

Como usar o CRO no marketing digital

Fonte: freepik.

Otimize a sua taxa de conversão com a ajuda de uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe o que é a Otimização da Taxa de Conversão e por que ela é importante para o seu negócio, é hora de pensar em como utilizar essa ferramenta a seu favor. E o ideal é contar com uma agência especializada em marketing online para ajudar você nesta tarefa. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada que está preparada para dar apoio ao crescimento da sua marca. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?