Qual é o melhor comprimento para um post de blog

Se você for no Google e digitar “qual é o melhor comprimento para um post de blog?”, será bombardeado com diferentes opiniões de milhares de blogueiros profissionais. Mas, a verdade é que não há um comprimento certo para fazer uma postagem brilhar. Enquanto muitos recomendam algo entre 300 e 1000 palavras, outros indicam 500 palavras e várias imagens. Então, o que está certo?

Qual é o melhor comprimento para um post de blog

Fonte: Freepik.

Qual é o melhor comprimento para um post de blog?

Antes de se decidir por um “número mágico”, há muito o que se considerar. Comece se perguntando sobre a frequência das publicações que você pretende colocar online. Se você planeja publicar uma vez por semana ou menos, considere escrever posts mais longos. Já se você pretende fazer publicações algumas vezes por semana, postagens mais curtas podem ser opções melhores.

Pense também sobre o que será o seu post. Se você tem uma pequena empresa, tem várias opções de tópicos para discutir no blog. Quando você quiser destacar um de seus produtos ou serviços, por exemplo, crie um post mais longo. Já se você for comentar uma notícia recente ou lançamento do seu nicho, sua postagem pode ser mais curta.

Preste atenção nos comentários que você recebe, pois eles podem ser ótimos insights para criar publicações para seu blog, fornecendo informações detalhadas para seu público sobre algo que eles estão ansiosos em saber. Por causa do valor da informação, os leitores não se importarão se o texto é mais longo se os ajudar a resolver um problema ou melhorar suas vidas de alguma maneira.

Comprimento de artigos

Fonte: Freepik.

Dê ênfase ao que seu público quer receber. Se você já começou a fazer publicações no blog, dê uma olhada nos posts que se tornaram mais populares e analise-os não só quanto ao comprimento, quanto também ao tema. Veja também o que os seus concorrentes estão fazendo, observe o que os leitores estão gostando mais e dê atenção especial ao comprimento dos artigos.

Lembre-se que você pode utilizar melhor suas postagens para fazer uma boa otimização para os mecanismos de pesquisa e, neste caso, o consenso em relação ao melhor comprimento para um post de blog é de pelo menos 250 palavras.

Porém, o conteúdo do blog é mais importante do que o seu comprimento e, mantendo-se no tópico e usando palavras-chave relevantes para sua empresa, você pode garantir que suas publicações sejam indexadas com mais facilidade. Por outro lado, ao começar a divagar sobre um determinado tema, os motores de busca têm mais dificuldade em descobrir como indexar as informações.

Atualmente, é normal que os leitores comecem dando preferência a textos com extensões mais curtas. Afinal, com milhões de resultados oferecidos pelos mecanismos de pesquisa ao alcance dos dedos, a audiência quer examinar as informações rapidamente e decidir se deve ou não ficar no seu site. Porém, se um texto mais longo começa muito bem, isso pode reter a audiência com facilidade.

Blog

Fonte: Freepik.

Confira algumas dicas para manter seus leitores envolvidos por mais tempo:

  • Escreva de forma atraente desde o título e use subtítulos para quebrar o texto;
  • Faça listas com marcadores ou numeração para facilitar o escaneamento visual;
  • Forneça links para informações internas relacionadas e relevantes;
  • Use um tom de conversação;
  • Forneça informações valiosas e relevantes desde o primeiro parágrafo;
  • Não tente vender o tempo todo ao criar textos para o blog.

Qual é o melhor comprimento para um post de blog

Fonte: Freepik.

Lembre-se de que o blog do seu negócio pode ser uma ferramenta de marketing incrivelmente eficiente se você fornecer o conteúdo que o seu público-alvo precisa para resolver problemas. É difícil dar errado se você escolher o comprimento das publicações do blog com base no valor do conteúdo e na sua experiência junto ao público, e não no que outras teorias dizem.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK