O trabalho autônomo, ou seja, condição na qual o trabalhador não trabalha para um chefe ou uma empresa, está em alta no Brasil. De acordo com dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas no ano de 2019, haviam 24 milhões de trabalhadores autônomos no país. Isso significa que uma parcela significativa da população está buscando essa alternativa para construir uma carreira. Mas como se manter e fazer sucesso sendo um trabalhador autônomo? O marketing digital é uma ferramenta que pode ajudar muito nessa tarefa. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre marketing digital para autônomos, explicando como ele funciona e como usá-lo para impulsionar o seu negócio. Continue com a leitura para saber mais!

Marketing digital para autônomos: o que você precisa saber

Fonte: freepik.

O que você precisa saber sobre o marketing digital para autônomos

Para um trabalhador autônomo, que não tem os mesmos recursos e contatos que uma empresa tradicional, o marketing digital se torna ainda mais importante. Afinal, é através dele que você pode construir uma rede estável de clientes que vai manter o seu negócio em ascensão.

Muitas pessoas não sabem muito sobre o marketing digital, e não entendem como ele pode se aplicar a trabalhadores autônomos. Mas a verdade é que ele pode ser uma ferramenta crucial na sua busca pelo sucesso.

A seguir, então, vamos falar sobre algumas dicas de marketing digital para autônomos, explicando como você pode aplicá-las para a sua empresa. Confira!

Descubra quem é o seu público

O primeiro passo para montar uma boa estratégia de marketing digital é descobrir qual é o seu público-alvo. Isso vale tanto para trabalhadores autônomos como para grandes empresas.

Essa descoberta é importante porque, uma vez que você descobre para quem está tentando vender seus serviços ou produtos, fica muito mais fácil pensar em maneiras de alcançar essas pessoas. Você pode, então, direcionar mais o seu marketing, o que o torna muito mais efetivo para atrair clientes.

Descubra quem é o seu público

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Crie canais de comunicação

Depois que você descobrir quem é o seu público-alvo, é hora de criar canais para estabelecer uma comunicação com esse público. Isso pode significar criar um site, um blog, perfis nas mídias sociais, ou todas as opções anteriores – basta saber qual delas se adequa mais ao seu negócio, para saber onde você deve investir mais.

Invista na produção de conteúdo

Hoje em dia, não basta estar disponível para que os usuários entrem em contato com você. É preciso agregar valor à experiência de acompanhar a sua empresa nas redes sociais e em outros canais. E a melhor forma de fazer isso é com uma produção de conteúdo regular, que forneça conteúdo informativo e de qualidade para os seus consumidores.

Para um trabalhador autônomo, esse ponto é especialmente importante porque aumenta muito o alcance das suas estratégias de marketing digital. Isso porque conteúdo útil é compartilhado pela internet, o que ajuda a trazer mais usuários até a sua página, fazendo com que eles conheçam mais o seu serviço.

Crie conteúdo visual

Outro ponto importante sobre o marketing de conteúdo para autônomos é que o conteúdo visual é mais atraente para os usuários e se espalha com mais facilidade. Portanto, é interessante investir na utilização de veículos de comunicação visual, como vídeos ou infográficos.

Crie conteúdo visual

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Faça o seu negócio crescer com marketing digital

Ninguém entende tão bem de marketing digital para autônomos quanto uma agência especializada na área. Por isso, para fazer o seu negócio crescer com marketing digital, é uma boa ideia pensar em contratar uma empresa para cuidar dessa questão para você. A Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços de alta qualidade. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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