Se você é um educador ou um professor que tem a intenção de fazer uma carreira através da internet, com certeza você já sabe que o marketing digital é uma peça fundamental para garantir o seu sucesso. Mas também é importante saber que, dentro deste universo, o marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais úteis para quem trabalha na área do ensino. Mas como funciona o marketing de conteúdo para professores? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar você a responder essa pergunta. Continue com a leitura para saber mais!
Entenda como funciona o marketing de conteúdo para professores com essas dicas simples
Embora o marketing digital ofereça um potencial imenso para qualquer carreira, ele apresenta ferramentas muito diversificadas, e algumas delas funcionam melhor para certas áreas do que outras. O marketing de conteúdo, por exemplo, é especialmente adequado para professores que buscam investir em uma presença online.
Mas por que isso? Bem, porque toda a essência do marketing de conteúdo tem a ver com o ato de ensinar. A ideia, afinal, é compartilhar informações úteis e relevantes para atrair o usuário, acrescentando algo na vida daquela pessoa através do seu conteúdo. Em uma escala micro, então, pode até ser considerado similar ao que um professor faz no seu dia a dia.
Sendo assim, para um educador que queira construir uma carreira através da internet, vale a pena investir no marketing de conteúdo. Mas como colocar essa estratégia em prática? A seguir, vamos apresentar algumas dicas simples que vão ajudar no planejamento de uma estratégia de conteúdo de um professor. Confira!
Aposte em uma linguagem didática e fácil
O academicismo não é muito popular na internet. Isso porque, no mundo online, os usuários têm uma capacidade de foco reduzida, pois estão sendo bombardeados com diferentes estímulos a todo segundo. Sendo assim, um conteúdo online deve dar preferência a uma linguagem fácil e didática.
Isso não significa que você precisa se forçar a adotar uma linguagem excessivamente informal ou cheia de gírias. Apenas procure transmitir informações da forma mais breve e direta possível, sem floreios ou palavras obscuras. Desse modo, o seu conteúdo vai se tornar mais acessível, o que é fundamental para aumentar o seu alcance.
Crie conteúdo em diversos formatos
Uma das maiores vantagens do marketing de conteúdo é que ele pode ser produzido em muitos formatos diferentes. Assim, um texto pode ser transformado em um podcast, que pode virar um vídeo, e vice-versa.
Isso é muito positivo para professores, que estão sempre em busca de novas formas de ensinar. Procure, então, diversificar a sua produção de conteúdo, explorando diferentes formatos. Desse modo, você pode alcançar uma gama de usuários muito maior.
Use o seu conhecimento para se destacar
Existe demanda na internet por conteúdos aprofundados, com informações que apenas um especialista na área poderia dar. Por isso, como educador, vale a pena tirar vantagem disso, usando o seu conhecimento para ganhar destaque no mercado online. Com o tempo, você pode inclusive se transformar em uma referência na sua área por conta dessa atitude, o que é muito positivo para a sua carreira.
Contrate uma agência de marketing digital para planejar a sua estratégia de conteúdo
Se você não sabe como funciona o marketing de conteúdo para professores, o melhor é buscar ajuda especializada. E uma agência de marketing digital é ideal para isso. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com profissionais altamente qualificados que podem auxiliar você no planejamento da sua estratégia. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento com a agência!