“Landing pages” são páginas de destino. É aquela página pela qual o usuário entra no seu site, mas não é necessariamente a página inicial. Ela também pode ser uma página criada especificamente para apresentar um produto ou serviço importante ou impulsionar vendas. Mas, como ter uma landing page de sucesso?
Fonte: Freepik
Um erro bem comum é quando recebemos um e-mail marketing sobre um produto incrível e, quando clicamos nele, somo direcionados a página inicial do site ou loja, em que não há indicação alguma sobre aquele produto que tanto gostamos.
Muitos internautas se sentem tão enganados a ponto de não abrirem mais o e-mail da loja ou pedirem para sair da lista de e-mail marketing. Poucos são aqueles que vão realmente procurar pelo produto no site.
No entanto, se o consumidor entrasse diretamente na página do produto, ou numa página criada especialmente para apresentá-lo, a probabilidade de ele efetuar uma compra seria bem maior. Afinal, ele conseguiria obter facilmente mais informações sobre o produto se tivesse sido redirecionado corretamente.
Quando executadas corretamente, as landing pages convertem um grande número de pessoas para o site, o que pode levá-las a fazer não só uma compra, mas também fornecer um grande número de informações pessoais.
Fonte: Freepik
Um exemplo importante é o da Dell, empresa que vende computadores e notebooks. Segundo a agência Ion Interactive, a Dell assistiu sua taxa de conversão subir para 300% quando testaram as páginas de destino X site. O que significa dizer que a empresa vendeu 300 vezes mais pela landing page do que pelos acessos feitos através da página inicial do site.
Falando dessa forma, fica parecendo que basta ter algumas landing pages no site que o número de acessos, conversões e vendas será enorme. No entanto, nem sempre é simples construir uma página de destino eficiente, pois não existe uma fórmula mágica para se criar uma landing page perfeita. Geralmente, elas são montadas e testadas várias vezes até o formato certo ser encontrado.
Veja dicas para ter uma landing page de sucesso
Títulos irresistíveis
Os títulos são importantes. É por eles que as pessoas que a acessam a landing page começam suas leituras. Se os títulos não forem irresistíveis, a probabilidade de alguém entrar na página e sair logo em seguida é enorme.
Fonte: Okidoki
Um grande título da página de destino fará com que o leitor mantenha-se na página e continue lendo o texto. Ou perceba que o produto ou serviço que você está oferecendo é fundamental para sua vida. Uma grande manchete cria uma necessidade na mente do leitor, apelando diretamente a ele, seja para o seu ego, vaidade, medo, fome, etc.
Simplicidade
Títulos são bem eficientes, porque são fáceis e rápidos de serem entendidos. Mas, uma boa olhada em algumas páginas de destinos eficientes mostra como a simplicidade pode também ser muito eficaz.
Imagine que você está procurando orçamentos para conserto de televisão e entra em uma página de visual simples, porém com um título atrativo. Além disso, ela ainda oferece várias informações sobre consertos de televisão e um contato imediato para obter orçamento. É provável que você não clique em mais nenhuma página, pois já encontrou tudo o que precisa em um só lugar.
Especificidade
Uma landing page deve ser específica e apresentar tudo sobre um único produto ou serviço. O excesso de informações sobre diferentes coisas pode fazer com que o consumidor se confunda ou fique em dúvida, fazendo-o desistir de uma compra.
Ao criar uma landing page sobre um produto, por exemplo, concentre-se em suas características, informações do fabricante, vantagens, etc., e deixe outros produtos similares para outras landing pages de sucesso.
Fonte: Sales Manago
Senso de urgência
Ao criar uma landing page, pode ser bem interessante fazer com que as pessoas que acessam a página tenham certo senso de urgência. Por isso, frases como “oferta por tempo limitado”, “enquanto durarem os estoques”, “últimas unidades”, “seja o primeiro a saber”, dentre outras, são tão comuns nessas páginas.
Pode não parecer assim tão relevante utilizar uma frase de efeito, pois as vemos sempre em todo tipo de anúncio. No entanto, a verdade é que criar esse senso de urgência ainda funciona muito bem com os consumidores, principalmente para aqueles que já estão propensos a realizar uma compra.
Mas, seja honesto sempre. Se na landing page está escrito que a oferta é válida somente para hoje, então tire a oferta do ar a meia-noite. Não tente enganar seus consumidores ou possíveis clientes, pois eles podem passar a desconfiar de todos os seus anúncios.
Fonte: Web Shutter
Tenha uma call-to-action
“Clique”, “compre”, “conheça”… essas são algumas chamadas para ação muito utilizadas em uma landing page de sucesso e também funcionam muito bem até hoje. Chamar o cliente para realizar uma ação é fundamental, principalmente depois que você já apresentou todo tipo de informação para realizar a venda.
Para encontrar um local adequado para seu botão de call-to-action podem ser necessários alguns testes, pois nem sempre é eficiente mantê-lo apenas ao final da página. Ter mais de um botão, em locais estratégicos, é fundamental.
É preciso criar estratégias eficientes para ter uma landing page de sucesso. A melhor opção é deixar sua página de destino nas mãos de quem entende do assunto. Entre em contato a Agência IMMA, agência de marketing digital, e faça um orçamento.