Hospedagem e segurança: mitos desvendados

Quando se trata de hospedagem e segurança na internet, há muitas opções por aí. Do básico ao premium, tudo varia muito e pode ser tarefa difícil escolher o que é melhor.

Além disso, também existem muitos mitos sobre hospedagem e segurança para a gestão de sites, ficando difícil saber em quem confiar e do que realmente precisamos.

Site seguro: Hospedagem e segurança

Gestão de sites. Fonte: FreePik

A maioria escolhe o que considera o caminho mais econômico, desconsiderando a segurança como um todo. Afinal, quem vai querer invadir um site pequeno e que nem comercializa nada?

Mas, na verdade, até o mais insignificante dos sites corre risco nas mãos de pessoas inescrupulosas.

Especialmente ao trabalhar com o WordPress, muitos presumem que a plataforma, por si só, é segura e não há necessidade de gasto extra para garantir a segurança do site.

WordPress é uma ótima plataforma, mas não funciona sozinha e camadas adicionais de segurança são a melhor maneira de proteger seu investimento.

Conheça alguns mitos sobre hospedagem e segurança do site:

Hospedagem e segurança do site, saiba como se proteger

Hospedagem e segurança do site. Fonte: Freepik.

  • Não é preciso pagar por hospedagem e segurança extra

Muita gente passa anos sem usar nenhum tipo de proteção no site até que, inesperadamente, acaba perdendo tudo!

É claro que existem vários plug-ins gratuitos que trazem grandes benefícios para os sites, mas não cobrem tudo. Os sinais de que seu site foi invadido podem ser sutis, então você pode nem perceber até ser tarde.

Além disso, muitas soluções de segurança costumam ser invisíveis. Somente quando você ativar as notificações e verificar seus relatórios perceberá a frequência com que alguém tentou fazer login no seu site.

Por esse motivo, a segurança é uma daquelas áreas onde um pouco de prevenção pode valer muito.

  • Meu site é pequeno demais para ser invadido

Não importa se você tem um pequeno site apenas para uso pessoal ou uma plataforma de comércio eletrônico multifacetada.

A maioria dos hackers são máquinas automáticas que trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para obter acesso a qualquer ponto fraco, sem nenhum motivo.

Hospedagem e segurança, cuidado.

Hospedagem e segurança, cuidado. Fonte: Freepik.

A possibilidade de hacking é igual para todos. Na verdade, um site menor pode correr um risco maior devido à falta de atenção com segurança.

Senha fraca, plataforma de hospedagem ruim ou tema desatualizado podem desempenhar um papel importante quando se pensa em risco de invasão.

Na maioria das vezes, os hackers não estão interessados nas informações do seu site. Na verdade, eles o utilizam para espalhar malwares, redirecionar visitantes para sites de phishing (Wiki) ou assumir seus recursos de servidor.

Então, mesmo que você não veja sentido para ser um alvo, a mera existência do seu site já o torna um.

  • Minha equipe de TI vai consertar o site imediatamente

Muita gente pensa que, se algo acontecer, terá seu provedor de hospedagem e um webmaster para ajudar a colocar as coisas em ordem. Porém, nem sempre este é o caso.

Se você tiver uma equipe de apoio, as chances de que seu site já esteja seguro são altas. Se algo acontecer, precisará do mínimo de tempo para corrigi-lo.

Hospedagem e segurança na internet

Hospedagem e segurança na internet. Fonte: Freepik.

No entanto, se você usa um provedor de hospedagem pequeno e seu webmaster construiu seu site a partir de um programa que oferece layouts prontos, você poderá estar sozinho.

Assim, quando ocorrer um incidente com hackers, toda a economia gerada com o uso de plug-ins gratuitos e pouco custo com o desenvolvimento do site irá por água abaixo.

É provável que você se encontre em uma situação indesejável de precisar contratar ajuda externa e, provavelmente, procurar novas soluções de hospedagem. Também corre o risco de não conseguir recuperar seu site e todo o conteúdo que estava nele.

Lembre-se que cada dia com o site fora do ar faz com que você perca receita e não alcance potenciais leads. Na pior das hipóteses, você pode precisar investir numa reformulação completa.

Não se esqueça que um site indisponível não gera tráfego e pode fazer com que possíveis clientes tenham uma péssima impressão da sua empresa.

Fique alerta ao gerenciar seu site.

Fique alerta ao gerenciar seu site. Fonte: Freepik.

Vale destacar que não são apenas os consumidores que podem perder a fé no seu negócio. O Google também pode.

Se o seu site estiver infectado por malware ou redirecionar os visitantes para sites de spam, ele poderá colocá-lo rapidamente numa blacklist. Depois de ter seu site classificado desta forma, é difícil reverter a situação.

No mínimo, o Google adicionará um aviso ao lado dos seus resultados de pesquisa para que os usuários saibam sobre possíveis perigos.

Mas o site também pode ser completamente banido e nunca mais ser listado em resultados de pesquisas, fazendo com que muitos usuários nunca cheguem a descobri-lo.

  • É melhor correr o risco e lidar com o problema se ele aparecer

Dependendo do que acontecer se o seu site for hackeado, isso pode ter implicações legais, principalmente se dados de consumidores forem expostos.

Existem leis voltadas para os consumidores online que os protegem e podem obrigar o provedor a informar se houver uma violação de segurança e dados privados forem roubados ou expostos.

O risco é sério, não comprometa seu site.

O risco é sério, não comprometa seu site.

No entanto, se os hackers acessarem dados confidenciais em seu sistema, também é possível que você seja responsabilizado financeiramente. O mesmo pode ocorrer se o computador de alguém for infectado pelo seu site.

Então, pense a frente e invista na hospedagem e segurança do site. Somente desta forma você pode proteger seus clientes e seu próprio negócio na internet.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK