Florida 2 Update: a nova atualização do Google

Se você não prestou atenção, mês passado ocorreu uma grande atualização no algoritmo do Google.  Danny Sullivan, do Google, anunciou no Twitter que o mecanismo de busca estava colocando no ar a atualização “Florida 2 Update” (ou “March 2019 Core Update” ou “Update Florida 2”, como também foi chamada). Porém, muitas pessoas questionaram o quanto esta atualização é importante.

Florida-2-update
Fonte: freepik.

A verdade é que todas as atualizações do Google são importantes, mas a partir das informações que circulam, essa parece ser uma das maiores mudanças dos últimos anos. Uma olhada no passado mostra que a maioria das grandes atualizações do Google resultou em mudanças relevantes na forma como os sites são classificados, mudando também a foma como pensamos o SEO.

Embora as coisas ainda estejam um pouco incertas (afinal, nem sempre o Google deixa claro o que realmente vai mudar quando coloca uma atualização no ar), há uma boa chance de que esta última atualização tenha um impacto perceptível em toda a indústria.

O real motivo da atualização Florida 2 Update

Apesar da ampla atualização central, o Google não a está direcionando para nenhum grupo ou nicho em particular. Ainda não se sabe a razão exata desta atualização tão grande, mas essas mudanças geralmente destinam-se a melhorar o algoritmo do Google de uma forma geral, buscando oferecer correspondências mais precisas entre os usuários e suas buscas.

google-florida-2-update
Fonte: freepik.

Ou seja, novamente a experiência do usuário encontra-se no centro da discussão e como meta do Google. Todas as últimas pequenas e grandes mudanças tem demonstrado que o Google pensa em como agradar ainda mais os usuários, aparentemente tentando se manter como o mecanismo de busca número 1 do mundo.

Porém, o que apavora muitos donos de site é pensar que talvez eles tenham que realizar mudanças imediatas para se adaptar a este novo algoritmo, agora ainda mais refinado. Mas quando se trata de amplas atualizações básicas, não há muito o que fazer para “consertar” um site, especialmente se ele já funciona dentro das regras do Google.

O próprio Sullivan publicou no Twitter sobre isso, explicando que, como qualquer atualização, alguns sites podem observar perdas e/ou ganhos. Não há, necessariamente, algo de errado com as páginas que podem vir a obter um desempenho menor, mas as novas mudanças foram pensadas para beneficiar páginas que antes eram sub-recompensadas.

google-florida-2-novo-update
Fonte: freepik.

Como trabalhar com o update

Não há muito o que se fazer para obter um desempenho melhor além de manter o foco na criação de um ótimo conteúdo. Por isso, ao invés de gastar tempo tentando descobrir o motivo da atualização, é melhor que os desenvolvedores coloquem mais esforços na criação de conteúdo de alta qualidade. Esta é a abordagem que colocará seu site numa posição melhor nos rankings do mecanismo de busca.

Vale lembrar que, ao classificar uma página, o algoritmo dinâmico do Google já leva em conta mais de 200 fatores classificatórios, e é importante também levá-los em consideração quando se pensa em melhorar a colocação de um site no ranking. Não é apenas a nova atualização que fará com que um site suba ou desça, mas um conjunto de fatores.

Investir em projeto sério de SEO, baseado também na criação de conteúdo relevante, único e de qualidade tende a ser, neste momento, mais importante do que ficar se questionando sobre a nova atualização do algoritmo do Google. Afinal, quem já vem se preocupando com esses fatores a mais tempo tende a se sair melhor, mesmo quando acontecem grandes mudanças.

updates-do-google
Fonte: freepik.

O Google Florida 2 Update é grande, mas não é motivo para surtar e querer correr atrás de coisas que ainda nem aconteceram. Colete o máximo de informações possível sobre o seu próprio site, reavalie sua estratégia e continue criando um conteúdo valioso que envolva seu público. Essas medidas vão te ajudar a se manter no topo sempre.

Se interessou pelo assunto? A melhor forma de garantir um SEO de excelência é através de uma agência que tenha experiência no assunto, como a Agência IMMA.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK