Por que ter um estilo de escrita é importante para o seu blog

Atualmente, parece que todo mundo tem seu próprio blog. Para muitos, o blog é uma chance de conversar com o público, ajudando-o a resolver problemas, ao mesmo tempo que tenta fixar a marca na mente dos consumidores. Para tanto, é válido desenvolver um estilo de escrita pessoal. Mas por que ter um estilo de escrita é importante para o seu blog?

Por que ter um estilo de escrita é importante para o seu blog

Por que ter um estilo de escrita é importante para o seu blog (Fonte: Freepik)

A verdade é que, talvez, o que mais importa seja o seu estilo de escrita. Afinal, é isso que ajuda a criar personalidade, humanizar a marca e cativar os leitores, fazendo com que eles voltem para ver as novidades. A combinação de conteúdo relevante com uma escrita cativante e atualização constante é, na maior parte das vezes, irresistível para o público.

Além disso, quando você cria um blog, você certamente deseja apresentar a melhor versão de si mesmo. Isso inclui ter um estilo de escrita voltado para a internet. Os visitantes do seu site não estão interessados em literatura de alto nível ou na extensão do seu vocabulário. Eles querem textos agradáveis, fáceis de ler e simples de compreender.

Eles têm milhares de outras opções na web e, se eles escolhem visitar o seu blog continuamente, saiba que provavelmente não fazem isso só por causa do conteúdo. Fazem porque o seu estilo de escrita também é agradável.

Ter um estilo de escrita é fundamental para o seu blog

Fonte: Freepik

Os visitantes de um site na internet têm a atenção de um peixinho dourado. Segundo um estudo divulgado pela Tribute Media, você tem 7 segundos para cativar a atenção de um visitante. Se eles não gostam do que veem, saem rapidamente. Isso deixa seu blog com uma taxa de rejeição de quase 100%, o que nunca é bom, tanto para seu ego, quanto para uma estratégia de SEO.

Manter um bom estilo de escrita ajuda a mudar essa estatística, além de construir confiança junto ao leitor. Se o seu estilo de escrita for desajeitado e chatear as pessoas, será muito difícil confiar em você. Já o uso da gramática correta, um formato de conversação e um tom de voz amigável ajudam a construir credibilidade e confiança.

Lembre-se que, mesmo que você seja um especialista em seu campo, se o seu estilo de escrita é horrível, será muito difícil convencer alguém da sua competência. Por isso, valorize a boa escrita pois ela é um diferencial importante, especialmente quando se trata de produção de conteúdo para a internet.

Estilo de escrita: essencial para o seu blog

Fonte: Freepik

Escrever com estilo também é apresentar algo esteticamente agradável. Um estilo de escrita fraco faz seu blog parecer desarticulado e difícil de ler, deixando-o feio e desagradável. Já uma escrita com estilo impressionante, ao contrário, parece mais acolhedora e convidativa. Isso também faz com que as pessoas desejem continuar lendo.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Saiba que os leitores, de forma geral, são mais receptivos em dar uma chance a um blog que parece bom e organizado do que para um que parece sobrecarregado e confuso. Um bom estilo de escrita garante que o leitor continue lendo cada publicação até o final, gerando engajamento e, inclusive, tomando ações específicas depois da leitura.

Tenha seu próprio estilo de escrita

Fonte: Freepik

Quando um leitor entra em seu site, ele pode ou não estar preparado para se tornar um lead. É o consumo do seu conteúdo que o deixará interessado no que você tem a oferecer. A maioria dos usuários precisa ser convencido e você pode usar suas postagens do blog para convencê-los a fazer negócio com sua marca.

Por isso, se você pensa em começar um blog ou se já tem um, é hora de assumir um estilo de escrita e dar a ele uma personalidade contundente com a marca que ele representa. Reveja todo seu material e coloque alguma pessoalidade nele. Isso não só ajudará a conquistar um público ainda mais amplo, como também impressionar leitores recorrentes.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK