Escolher um layout de site é um passo muito importante para a presença online do seu negócio. Afinal, um layout é a cara e a imagem do seu site, e portanto, sua escolha será determinante para a performance da sua empresa na internet.
A importância do layout vale para qualquer tipo de negócio. Independentemente do seu site oferecer serviços ou produtos, de você focar na comunicação ou em uma loja eletrônica, a aparência da sua página é crucial e deve ser escolhida com muito cuidado e reflexão.
Por conta disso, na hora de criar seu site, pense sempre na imagem que você deseja transmitir com ele. Para alcançar esse objetivo, você precisa levar a sério a tarefa de escolher um layout de site. Assim, preparamos esse artigo para você se aprofundar no assunto e compreender melhor os detalhes desse processo.
O que considerar ao escolher um layout de site
Existem muitos elementos para considerar escolhendo um layout de site. Hoje dia, com os avanços tecnológicos oferecidos pela internet, há muitas opções de customização disponíveis, e isso pode ser confuso ou até desorientador.
Mas há alguns fatores que podem ajudar você a se guiar entre as suas escolhas. Assim, quando estiver escolhendo o layout do seu site, busque considerar os seguintes princípios:
- Simplicidade: Ninguém gosta de navegar em um site bagunçado. Se o seu cliente não conseguir entender como funciona a sua página, ele não passará muito tempo nela, e você não quer isso. Logo, busque por um layout simples e fácil de compreender.
- Acessibilidade: Se a sua página não for acessível, ela já perde uma larga parcela de usuários que poderiam ser clientes. E acessibilidade não significa apenas que ele deve ser acessível em dispositivos móveis: é preciso também deixá-lo acessível para pessoas com deficiência. Por isso, fique atento para diferentes tipos de necessidade ao desenvolver sua página.
- Velocidade: No mundo em que vivemos, a última coisa que qualquer pessoa quer é perder tempo. Desse modo, tenha certeza de que seu site carrega rápido e funciona de maneira eficiente. Lembre-se: se o usuário tiver que esperar muito tempo para a sua página carregar, o mais provável é que ele desista dela e vá fazer outra coisa. Não corra esse risco.
Com esses princípios em mente, a busca por um bom layout se torna bem mais fácil.
Como desenvolver seu layout de site
Mas em termos práticos, o que um site precisa conter para ajudar a sua empresa a crescer no mundo digital? Vejamos algumas sugestões.
Bom espaçamento
Como já dissemos anteriormente, a organização é um ponto essencial, pois ninguém gosta de um site bagunçado. E o segredo para organizar seu conteúdo é um espaçamento eficiente. Mantenha espaços consistentes entre os elementos, focando em único elemento central, como um menu. Atenção: o espaço não precisa necessariamente ser branco. Às vezes uma textura bem aplicada ou uma das cores da marca pode funcionar perfeitamente.
Informações de contato
Um ponto que não pode faltar no layout do seu site: informações de contato. Afinal, o cliente que tenha interesse na sua marca deve saber contatar a sua empresa. Disponibilize múltiplas formas de contato para tornar essa tarefa mais simples.
Uma barra de busca
Nada torna seu site mais fácil de navegar do que uma barra de busca. Com ela, o usuário pode ir direto ao que ele deseja, o que agiliza a navegação, melhorando a experiência. Por isso, não se esqueça de incluir uma, e teste-a para rantir que funciona bem.
Com isso, já dá para você ter uma ideia de como escolher um layout de site. Mas esse trabalho é sempre melhor nas mãos de um profissional. Assim, contratar uma agência especializada pode ser uma boa opção. A Agência IMMA realiza criação de sites de acordo com os seus desejos. Entre em contato com a gente!