O que fazer quando, escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, você se sente perdido? Essa situação é longe de incomum, e é bem compreensível. Afinal, a tarefa de escolher uma palavra-chave pode ser bem difícil, na hora de elaborar um texto.
No entanto, se você sabe alguma coisa sobre SEO e marketing de conteúdo, você com certeza já ouviu falar da importância de escolher as palavras-chave certas e usá-las adequadamente dentro de um artigo. Isso porque a escolha das palavras-chave é um dos passos mais importantes para começar a criar o seu conteúdo.
Mas por que isso? Qual é a importância das palavras-chave? E como decidir que palavras usar? Nesse texto, vamos falar um pouco sobre o assunto para que, na próxima vez que você estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, você tenha mais facilidade.
O que são palavras-chave
Palavras-chave são termos que são digitados na barra de busca de mecanismos de procura online, como o Google. Mas é preciso lembrar que elas não precisam ser uma única palavra. Então, por exemplo, se alguém quiser saber “o que é marketing de conteúdo“, todas essas seis palavras formam uma única palavra-chave.
A importância das palavras-chave se torna, então, evidente. A sua posição nos resultados de busca tem a ver com o quanto o seu conteúdo corresponde com a busca do usuário, e isso é determinado pela presença das palavras-chave, entre outros fatores.
Por isso, quando estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso pensar e fazer uma decisão embasada. Mas como fazer isso? Vejamos a seguir.
Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo
O primeiro passo para a escolha da palavra-chave é bem intuitivo: você apenas senta e pensa em termos que tenham a ver com o assunto que for abordado no seu conteúdo. Essa parte do processo é quase óbvia, afinal, você não vai escolher como palavra-chave “podcast” em um artigo sobre design gráfico.
Mas, quando você estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso ir além. Por mais que pareçam ideais, palavras-chave muito óbvias costumam ser muito populares, o que pode gerar problemas. Nesse ponto, é importante entender a diferenciação entre palavras long tail e head tail. Saber diferenciar esses tipos de palavras-chave é essencial para que você possa fazer uma decisão bem pensada.
É simples de entender: as palavras head tail costumam ser termos de busca mais gerais, como “marketing de conteúdo”. Sendo assim, elas possuem uma grande concorrência, e nem sempre vale a pena competir. Por isso, o ideal é optar por uma palavra long tail, que é mais específica, mas menos utilizada, e, portanto, permite que o seu conteúdo ganhe mais destaque.
Desse modo, você deve buscar por uma palavra que direcione mais usuários ao que você produz. Para isso, você pode analisar a popularidade e a concorrência de uma palavra-chave. Uma boa forma de realizar esse processo de pesquisa é com uma ferramenta como o Google Keyword Planner.
Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo com a ajuda de uma agência
Mesmo sabendo disso, no entanto, às vezes é melhor deixar a produção de conteúdo para profissionais especializados no assunto. Como essa produção deve ser sempre constante, terceirizar a produção de conteúdo da sua marca pode ser uma maneira eficiente de poupar tempo sem abrir mão dos frutos do marketing de conteúdo.
Sendo assim, é uma boa ideia buscar o serviço de uma agência especializada. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza produção de conteúdo para empresas, produzindo artigos e podcasts de acordo com a demanda do cliente. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!