Facebook Pixel

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn

O que fazer quando, escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, você se sente perdido? Essa situação é longe de incomum, e é bem compreensível. Afinal, a tarefa de escolher uma palavra-chave pode ser bem difícil, na hora de elaborar um texto.

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo
Fonte: freepik.

No entanto, se você sabe alguma coisa sobre SEO marketing de conteúdo, você com certeza já ouviu falar da importância de escolher as palavras-chave certas e usá-las adequadamente dentro de um artigo. Isso porque a escolha das palavras-chave é um dos passos mais importantes para começar a criar o seu conteúdo.

Mas por que isso? Qual é a importância das palavras-chave? E como decidir que palavras usar? Nesse texto, vamos falar um pouco sobre o assunto para que, na próxima vez que você estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, você tenha mais facilidade.

O que são palavras-chave

O que são palavras-chave
Fonte: freepik.

Palavras-chave são termos que são digitados na barra de busca de mecanismos de procura online, como o Google. Mas é preciso lembrar que elas não precisam ser uma única palavra. Então, por exemplo, se alguém quiser saber “o que é marketing de conteúdo“, todas essas seis palavras formam uma única palavra-chave.

importância das palavras-chave se torna, então, evidente. A sua posição nos resultados de busca tem a ver com o quanto o seu conteúdo corresponde com a busca do usuário, e isso é determinado pela presença das palavras-chave, entre outros fatores.

Por isso, quando estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso pensar e fazer uma decisão embasada. Mas como fazer isso? Vejamos a seguir.

Por isso, quando estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso pensar e fazer uma decisão embasada
Fonte: freepik.

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo

O primeiro passo para a escolha da palavra-chave é bem intuitivo: você apenas senta e pensa em termos que tenham a ver com o assunto que for abordado no seu conteúdo. Essa parte do processo é quase óbvia, afinal, você não vai escolher como palavra-chave “podcast” em um artigo sobre design gráfico.

Mas, quando você estiver escolhendo a palavra-chave para o seu artigo, é preciso ir além. Por mais que pareçam ideais, palavras-chave muito óbvias costumam ser muito populares, o que pode gerar problemas. Nesse ponto, é importante entender a diferenciação entre palavras long tail e head tail. Saber diferenciar esses tipos de palavras-chave é essencial para que você possa fazer uma decisão bem pensada.

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo
Fonte: freepik.

É simples de entender: as palavras head tail costumam ser termos de busca mais gerais, como “marketing de conteúdo”. Sendo assim, elas possuem uma grande concorrência, e nem sempre vale a pena competir. Por isso, o ideal é optar por uma palavra long tail, que é mais específica, mas menos utilizada, e, portanto, permite que o seu conteúdo ganhe mais destaque.

Desse modo, você deve buscar por uma palavra que direcione mais usuários ao que você produz. Para isso, você pode analisar a popularidade e a concorrência de uma palavra-chave. Uma boa forma de realizar esse processo de pesquisa é com uma ferramenta como o Google Keyword Planner.

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo com a ajuda de uma agência

Escolhendo a palavra-chave para o seu artigo com a ajuda de uma agência
Fonte: freepik.

Mesmo sabendo disso, no entanto, às vezes é melhor deixar a produção de conteúdo para profissionais especializados no assunto. Como essa produção deve ser sempre constante, terceirizar a produção de conteúdo da sua marca pode ser uma maneira eficiente de poupar tempo sem abrir mão dos frutos do marketing de conteúdo.

Sendo assim, é uma boa ideia buscar o serviço de uma agência especializada. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza produção de conteúdo para empresas, produzindo artigos e podcasts de acordo com a demanda do cliente. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?