Erros para evitar no seu folder

O folder pode ser um material promocional muito útil. Afinal, um panfleto de uma folha com conteúdo publicitário ou informativo pode ajudar a consolidar uma ótima imagem para a sua empresa. No entanto, ele precisa ser bem feito: há muitos erros para evitar no seu folder. Neste texto, vamos citar alguns para ajudar com a tarefa de fazer um bom design e impressão.

Erros para evitar no seu folder

Fonte: freepik.

Fuja da complexidade excessiva

Um folder deve ser simples. A ideia é que seja uma página com conteúdo relevante e fácil de absorver. Assim, não vale a pena encher ele de elementos extras. Um texto acessível é muito mais efetivo do que um texto longo e rebuscado que ninguém vai se dar o trabalho de ler.

Visualmente, também vale a pena buscar um design mais limpo. Lembre-se que o seu objetivo é fazer com que alguém que veja o folder se sinta estimulado para olhá-lo com mais cuidado. Então, ele precisa ser capaz de agarrar a atenção das pessoas. Um design muito cheio de elementos pode parecer caótico e ser rejeitado por potenciais clientes.

Não se esqueça de revisar o texto

Esse ponto é fundamental. Poucos erros para evitar no seu folder são tão fáceis de não notar como um erro de digitação ou ortografia no texto. São falhas que, na falta de um olhar muito atento, podem realmente passar despercebidas, mas isso não significa que não sejam desastrosas. Pode parecer algo pequeno, mas um erro de digitação oportuno pode tirar toda a credibilidade da informação que você deseja passar.

Por isso, é essencial que o seu texto seja bem redigido, e revisado com todo o cuidado e atenção. Pense que o texto não precisa ser longo, mas precisa ser claro e bem escrito, para transmitir a mensagem da maneira mais eficaz possível.

Erros para evitar no seu folder muitas vezes vêm da impressão

A impressão é uma parte fundamental do processo de produção do seu folder. Afinal, de nada adianta ter um folder perfeito se, na hora de imprimir, ele sai distorcido e difícil de ler.

Erros a evitar no seu folder

Fonte: freepik.

Devido a isso, procure buscar a ajuda de uma gráfica eficiente, que possua experiência no mercado. Mas há formas de ajudar com o próprio design do folder. Você pode, ao criar o seu panfleto, empregar elementos que podem funcionar como guias para o processo, tais como linhas de corte e marcas de sangria, por exemplo.

Também é recomendável preferir linhas mais grossas, pois linhas finas demais podem sair com falhas ou nem aparecer no resultado final. A espessura mínima recomendada é de 0,8 pt.

Leve em conta a identidade da sua empresa

Um folder, assim como qualquer outra forma de publicidade, tem que ser coerente com a imagem que você quer transmitir do seu negócio. Então, é preciso, antes de quaquer coisa, ter essa imagem bem clara na sua mente. Qual é o diferencial da sua empresa? Qual é a identidade que você quer construir para ela? Essas são questões que precisam estar respondidas antes de você começar a produção do panfleto.

Uma vez descoberta essa identidade, basta descobrir como o folder vai se encaixar nela. Isso significa pensar em detalhes como o tom e a linguagem do texto, as cores utilizadas, e por aí vai.

Erros a evitar em seu folder

Fonte: freepik.

Agora, já deu para você aprender os principais erros para evitar no seu folder. Diante disso, como proceder? Bom, o próximo passo é dar início ao processo de criação. Para isso, pode ser uma boa ideia buscar o auxílio de profissionais da área. A Agência IMMA possui uma equipe de designers gráficos voltada para o Marketing Digital, que pode produzir um folder como você desejar. Entre em contato e faça um orçamento com a gente!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se