Erros de SMS Marketing podem ser desastrosos para a sua empresa. Afinal, embora efetivo, o SMS Marketing é uma ferramenta de muita delicadeza, que precisa ser usada com cuidado.
Mas como evitar esses erros? Quando pensamos em como fazer SMS Marketing, muitos podem achar que se trata de uma estratégia arcaica, que não tem espaço no mundo contemporâneo do Whatsapp. No entanto, trata-se de uma ferramenta de marketing muito eficaz, que pode trazer grandes frutos quando bem utilizada. Por isso, separamos esse artigo para mostrar alguns erros de SMS Marketing que a sua empresa deve evitar.
Conheça erros de SMS Marketing que podem prejudicar a sua marca
O SMS Marketing funciona através do disparo de mensagens de SMS (sigla em inglês que significa Short Message Service, ou, em português, “serviço de mensagem curta”). Você usa uma lista de contatos de leads, ou seja, pessoas que têm interesse no serviço que a sua empresa oferece.
Essa tática pode ser muito eficiente, pois estatísticas demonstram que mais de 97% das mensagens de texto são abertas. Isso significa que, quando sua marca dispara um SMS Marketing, é muito provável que sua lista de contatos irá ver a mensagem. Com um alcance assim, é preciso fazer um trabalho bem feito. Por isso, vejamos alguns erros de SMS Marketing dos quais você tem que fugir.
Deixar passar erros de ortografia ou gramática
Pode parecer algo pequeno, mas a verdade é que erros gramaticais passam uma impressão de desleixo da sua empresa. Sendo assim, revise o seu SMS Marketing mais de uma vez antes de enviá-lo. Desse modo, a chance de passar um erro diminui consideravelmente.
Enviar o SMS Marketing num horário inoportuno
Imagine acordar num sábado às sete da manhã porque seu telefone tocou com um SMS Marketing. No mínimo, você ficaria bastante irritado, e poderia até retirar seu número da lista de contatos da empresa.
Diante disso, preste atenção aos horários ao enviar o seu SMS Marketing. Um dos maiores erros que você pode cometer é fazer uma mensagem perfeita, mas enviá-la no horário errado. Para evitar essa situação, procure sempre enviar os SMSs em dias e horários comerciais. Desse jeito, você não incomoda o usuário.
Desconsiderar o limite de caracteres
O SMS é, como o próprio nome já diz, um serviço voltado para mensagens curtas. Por isso, seu SMS Marketing deve ser objetivo e direto. E o limite para a mensagem de texto é de 160 caracteres. Logo, você precisa encontrar uma forma de transmitir a sua mensagem com eficiência nesse espaço.
Uma boa ideia é apostar em frases curtas e diretas. Sendo assim, optar por algo como “compre aqui” pode ser bastante eficaz, mesmo que não seja algo muito aprofundado. Tenha em mente que a ideia é ser uma comunicação rápida, então é melhor não enrolar e ir direto ao ponto.
Esquecer a CTA
A CTA é uma parte fundamental de qualquer SMS Marketing. Trata-se de uma “call to action“, ou seja, uma “chamada para ação” que vem no fim da mensagem, em que você sugere uma ação para o usuário. Desse modo, é uma orientação para a ação que ele deve tomar depois de consumir a mensagem. No caso do SMS Marketing, é bom priorizar CTAs objetivas e diretas.
Evite erros de SMS Marketing com uma equipe profissional
Uma agência de marketing digital pode ajudar você a evitar erros de SMS Marketing. A Agência IMMA realiza campanhas de SMS Marketing e diversos outros serviços de marketing online de acordo com as demandas da sua empresa. Traçamos metas e ajudamos você a analisar seus resultados. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!