Não deve ser surpresa para ninguém que há muitos erros a evitar no Instagram. Afinal, a rede social se tornou um dos maiores veículos de Marketing Digital da atualidade, portanto, seu potencial para a publicidade é imenso. Mas quanto maior o potencial para sucesso, maior a possibilidade de falhas, e é preciso ficar atento.
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Estar presente no Instagram é essencial para qualquer empresa. Um estudo demonstra que a interação no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook. Torna-se, então, evidente por que você deveria prestar atenção no que posta nessa rede social. Você não quer cometer um deslize e prejudicar a sua estratégia por conta disso.
Sendo assim, quais são os erros a evitar no Instagram? Nesse texto, separamos alguns deles, para você já saber como evitar essas ciladas.
Ignorar a biografia
O Instagram oferece espaço para 150 caracteres de biografia. Não desperdice-os – essa é uma chance de mostrar para o usuário o que é a sua empresa. Aposte então numa descrição interessante, que tenha a ver com a imagem que você quer passar da sua marca.
Não ter uma estratégia
Para gerir as suas mídias sociais adequadamente, é necessário adotar uma estratégia de marketing com um objetivo claro. Postar aleatoriamente é um dos erros a evitar no Instagram, pois não adianta nada a longo prazo. Seus posts precisam ser direcionados, e suas iniciativas de publicidade precisa de metas pré-estabelecidas.
Fazer apenas posts de venda
Ninguém gosta de sentir que está sendo forçado a comprar algo. Se o seu cliente sentir que você está enfiando o seu produto pela goela dele abaixo, ele não ficará satisfeito. Na verdade, ele pode até deixar de seguir o seu perfil.
Por isso, principalmente no Instagram, uma rede tão focada no visual, não fique apenas fazendo posts de venda. Procure adotar uma estratégia mais sutil, que possa fluir melhor com os seus clientes. Lembre-se: se você fizer posts interessantes, o cliente vai se sentir atraído pelo seu perfil. É assim que você cria um relacionamento com os seus seguidores, fidelizando clientes em potencial.
Postar demais é um dos maiores erros a evitar no Instagram
Pense assim: se um usuário segue muitas pessoas, significa que ele quer ver essas pessoas no feed dele. Certo? Então, se o feed dele for tomado apenas por publicações suas, ele não reagirá positivamente. Pelo contrário, ele pode até decidir parar de seguir sua empresa para limpar um pouco o seu feed.
Mesmo assim, muita gente acaba cometendo um dos maiores erros a evitar no Instagram quando decide fazer o overposting (ou, em português, postar demais), por achar que quantidade é qualidade. Não caia nessa armadilha: fazer posts regulares e relevantes é muito mais benéfico para o seu perfil do que postar a cada cinco minutos.
Esquecer da interação
Mídias sociais se baseiam na interação dos usuários. Por isso, se alguém comenta nas suas fotos, dê uma resposta! Interagir com os seus clientes ajuda a humanizar a imagem da sua empresa. Isso é excelente para a imagem do seu negócio.
Procure, inclusive, responder também as reclamações e os comentários negativos. Por mais que a sua vontade inicial possa ser ignorar, um cliente insatisfeito merece uma resposta. Dependendo de como você reagir à queixa do usuário, pode até remediar a situação que o incomodou, transformando uma reclamação em um cliente satisfeito.
Não aproveitar o stories
Não tirar vantagens das ferramentas únicas à sua disposição é uma grande falha. Fazer stories é uma ótima forma de se manter ativo, mantendo a sua empresa na mente do cliente. Por isso, aproveite esse canal, usando-o para promover o que você achar necessário.
Agora que você já sabe os erros a evitar no Instagram, o próximo passo é criar o seu perfil. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital preparada para ajudar você nessa tarefa. Faça um orçamento com a gente!