Se você tem interesse no campo do marketing digital, é importantíssimo que entenda o que é o SEO off-page. Mas você sabia que existem diferentes tipos de SEO? Isso porque há diferentes formas de otimização que podem ser realizadas em um site ou um conteúdo. Sendo assim, é importante conhecer as diversas modalidades e utilizá-las sempre a favor da construção da sua marca na internet.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é o SEO off-page. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda o que é o SEO off-page
Quando se fala de SEO, é importante saber diferenciar entre o SEO on page e o SEO off-page. E os nomes dessas modalidades já carregam as pistas para o que você precisa saber: O SEO on page, ou “SEO na página”, se refere às modificações que podem ser feitas na sua própria página com o intuito de otimizá-la. Já o SEO off-page, por sua vez, se refere à uma otimização que ocorre de acordo com os links que outras páginas colocam da sua página.
Trata-se, portanto, de uma diferenciação que ocorre no aspecto do âmago de otimização. Isso porque a otimização do SEO on page é feita de forma interna, enquanto que o SEO off-page só pode ser melhorado através de medidas externas, que acontecem fora da página em questão.
Mas qual é a função desses processos? Para responder essa pergunta, é preciso se voltar para o significado literal de SEO, ou seja, Search Engine Optimization. A tradução, “otimização para mecanismos de busca”, demonstra que esse é um conjunto de técnicas voltado para adequar um conteúdo ou site para um mecanismo de busca, que normalmente é o Google.
A ideia, então, é que, se você seguir as normas de SEO da forma correta, seu conteúdo vai ter uma performance melhor no Google. Isso significa que ele vai receber um posicionamento melhor nas páginas de resultados de busca. A consequência, portanto, é uma maior geração de tráfego orgânico para a página.
Fica claro, assim, que tanto o SEO on page quanto o SEO off-page são importantes para o sucesso da sua página no Google, e, por extensão, na internet como um todo. Mas como melhorar o SEO off-page de um site?
Para responder essa questão, vamos apresentar algumas dicas simples a seguir. Confira!
Conheça outros donos de blogs
Para obter backlinks de outros sites, é uma boa ideia cultivar relações com outros donos de blogs. E a melhor forma de fazer isso é consumindo os conteúdos de outras pessoas e interagindo com os mesmos, através de, por exemplo, comentários.
Faça guest posts
Quando você estabelece relações com outros blogs, é possível propor guest posts, ou seja, postagens que alguém faz como convidado em um site que não é o seu. Assim, ao fazer guest posts para outros blogs, você inclui links para o seu, melhorando o SEO off-page.
Crie uma presença nas mídias sociais
Plataformas como as redes sociais são ótimas para promover um site. E, com elas, você ganha muitos cliques vindos de sites externos ao seu, como o Facebook, o Instagram ou o Twitter.
Contrate uma agência de marketing digital para melhorar o SEO do seu site
Uma agência de marketing digital sabe o que é o SEO off-page e como melhorar o do seu site. Assim, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe de especialistas em otimização de sites e marketing de conteúdo.
Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!