Se você tem algum interesse em marketing digital e quer promover o seu negócio através da internet, com certeza você já ouviu falar de SEO. Mas qual é o significado dessa sigla? Por que ela é tão citada quando falamos sobre marketing no mundo online? Neste artigo, vamos ajudar você a responder essas perguntas. Assim, vai ficar muito mais fácil entender qual é a importância do SEO para a sua empresa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda a importância da análise dos resultados para o marketing digital

Fonte: freepik.

Saiba qual é a importância do SEO para a sua empresa

Em primeiro lugar, é preciso responder a questão: O que significa SEO? E essa sigla, que vem do inglês, significa search engine optimization. Em português, portanto, sua tradução seria “otimização para mecanismos de busca”.

Mas o que é isso na prática? Trata-se de um conjunto de técnicas que busca otimizar um site ou um conteúdo para torná-lo mais atraente para mecanismos de busca, como, por exemplo, o Google.

Essa otimização funciona, então, como uma técnica para impulsionar um site ou uma página. Isso porque o Google ordena os resultados de qualquer busca avaliando as opções que são mais relevantes para o usuário, ou seja, sites que se encaixam mais no que o algoritmo procura normalmente recebem posições melhores nas páginas de resultados.

A consequência disso é uma grande influência na quantidade de visitas e de tráfego orgânico que esses sites recebem. Afinal, a maioria dos usuários, ao fazer uma busca no Google e em outras plataformas, não olhar os links além da primeira página de resultados. Por isso, se o seu site não aplica as normas de SEO em sua estrutura e conteúdo, ele provavelmente vai obter um rankeamento ruim, o que prejudica muito o seu alcance.

Sendo assim, fica claro, então, que a importância do SEO para uma empresa tem a ver com a relação dessa empresa com os mecanismos de busca. Trabalhar com as normas de otimização, portanto, é uma maneira de criar uma presença mais sólida na internet e atrair mais usuários e clientes para o seu site.

58% das buscas do Google vêm de celulares

Fonte: freepik.

Aprenda como usar o SEO a favor da sua empresa

Diante disso, como aplicar as normas de SEO para fazer a sua empresa crescer? Em primeiro lugar, é preciso entender como esse conjunto de normas funciona.

É possível começar, então, pelas palavras-chave. É assim que se chamam os termos que são digitados na barra de busca quando um usuário precisa de alguma coisa. E é através desses termos que o Google encontra sites para rankear. Por isso, inclua sempre uma palavra-chave em tudo que você produzir. Dê preferência a palavras específicas, evitando termos mais gerais, que vêm com uma concorrência maior.

Além disso, é importante prestar atenção à navegação do seu site. Isso porque a velocidade de carregamento dele não pode ser muito lenta, ou o Google irá prejudicá-lo no rankeamento.

Procure também garantir que a sua página tenha um design responsivo. Isso significa que ela pode ser aberta em qualquer tipo de dispositivo, inclusive dispositivos móveis. Esse também é um fator que influencia positivamente no seu SEO.

Otimize seu site

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para entender mais sobre otimização

Agora que você já sabe qual é a importância do SEO para a sua empresa, é hora de começar a aplicar as técnicas na prática. E, para isso, o ideal é contar com uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. A IMMA possui uma equipe de profissionais altamente qualificados que está pronta para ajudar a sua marca.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.