Entenda a importância da CTA no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
19/12/2019
Marketing Digital

Ao estudar sobre marketing digital, você com certeza já deve ter ouvido falar do termo “CTA”. Mas o que isso significa? E qual é a importância da CTA no marketing digital? Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Entenda a importância da CTA no marketing digital

Fonte: Freepik.

Entendendo o que é uma CTA

A CTA é uma sigla que se refere a uma call to action, ou, em português, uma chamada para a ação. Ou seja, uma call to action é um convite ou instrução que orienta um usuário a fazer alguma coisa.

Normalmente a chamada para a ação entra no final de qualquer tipo de conteúdo, seja ele um texto, um e-mail marketing ou um vídeo no Youtube, por exemplo, mas isso não é necessariamente uma regra. Até mesmo no Youtube, é possível ver com frequência vídeos que contêm sua CTA (usualmente algo como “curta o vídeo, comente abaixo e se inscreve no canal”) logo no início ou no meio. O crucial, então, não é a posição da CTA, mas sim a sua inclusão e o que ela instrui o usuário a fazer.

Saiba qual é a importância da CTA no marketing digital

Para entender melhor qual é a importância da CTA no marketing digital, é preciso antes entender como é a jornada de geração e conversão de um lead. Sendo assim, é necessário ressaltar que essa relação da marca com o lead é uma relação com diversas etapas diferentes, que deve ser trabalhada com muita paciência e cuidado. É, portanto, um processo longo, que passa por algumas fases antes do lead se tornar um cliente.

E o que isso tem a ver com a chamada para a ação? Tudo.

Saiba qual é a importância da CTA no marketing digital

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Jornada de geração e conversão de um lead

Imagina o seguinte cenário: Você tem uma dúvida sobre um assunto que considera importante (como, por exemplo, design gráfico). Então, você pesquisa essa questão no Google, e encontra um texto sobre o assunto.

Você lê o texto e aprecia o material, tendo interesse em consumir outros conteúdos sobre esse tópico. No entanto, ao terminar de ler o post, você não tem a menor ideia de como encontrar mais conteúdos assim no site que está vendo. O texto não oferece nenhuma informação sobre isso. Por conta disso, você fecha a página e esquece do ocorrido.

É em uma situação assim que a importância da CTA no marketing digital fica clara. Isso porque, com uma chamada para a ação incluída ao longo ou no final do texto, convidando você a, por exemplo, baixar um ebook sobre design gráfico, você saberia o que fazer para ter acesso a mais conteúdos do gênero, e, portanto, estaria pronto para consumir mais coisas produzidas por aquele site.

Assim, você se tornaria um lead para aquela empresa. A call to action, portanto, cumpriria a função de guiar você através das diferentes etapas de geração e conversão do lead em cliente, sempre levando-lhe de um conteúdo para o outro.

Diante disso, fica claro que a CTA serve como uma conexão entre os diferentes tipos de conteúdo que uma marca tem para oferecer ao usuário. Isso faz dela uma ferramenta fundamental para manter o relacionamento entre a empresa e o usuário ativo, estimulando o lead a interagir cada vez mais com os conteúdos produzidos.

Conexão entre os diferentes tipos de conteúdo

Fonte: freepik.

Crie boas calls to action para a sua marca com ajuda profissional

Agora que você já entende melhor qual é a importância da CTA no marketing digital, o próximo passo é garantir que todos os seus conteúdos incluam essa ferramenta da melhor forma possível. E, para isso, o ideal é contratar uma agência especializada na área, como a Agência IMMA. Entre em contato com a empresa e faça já o seu orçamento!

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