O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes que um empresário pode usar. No entanto, aprender a fazer uso desse recurso pode ser um pouco complexo. Por isso, neste artigo, vamos apresentar o e-mail marketing para iniciantes. Vamos dar dicas que podem ajudar você a incorporar esse veículo na sua estratégia de marketing digital. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!
E-mail marketing para iniciantes: O que você precisa saber
Em primeiro lugar, é importante ressaltar o quanto o e-mail marketing pode contribuir para a presença online de uma empresa. Fuja do erro de subestimar essa ferramenta só porque o e-mail é um recurso tecnológico não tão recente. O e-mail marketing tem uma das melhores taxas de ROI do mercado. Isso significa que o retorno sobre investimento, ou seja, o que você ganha com base no que foi investido, compensa muito com esse tipo de estratégia.
Fica claro, então, que o e-mail marketing é uma ferramenta que não deve ser esquecida quando você estiver montando o plano de marketing digital da sua empresa. Mas como começar a usar esse veículo? A seguir, vamos dar algumas dicas simples para ajudar você nessa tarefa. Confira!
Montar uma lista de endereços é o primeiro passo
Para fazer uma campanha de e-mail marketing, o primeiro passo não é planejar a campanha, e sim montar uma lista de endereços de e-mail. Esses endereços devem pertencer a leads da sua marca. Ou seja, pessoas que tenham demonstrado algum interesse na sua empresa. Dessa forma, que podem, no futuro, se converter em clientes.
O processo de montagem dessa lista pode ser feito de diversas formas. O ideal é que você fuja das listas compradas, pois essa prática, além de antiética, não é efetiva para os negócios. Ao invés disso, procure gerar mais leads através de conteúdo online. Por exemplo, é uma boa ideia disponibilizar algum material para download gratuito, como um ebook, e deixar que os usuários forneçam seus e-mails se tiverem interesse em receber mais conteúdos do gênero. Desse modo, você vai, aos poucos, acumulando uma lista de leads.
O e-mail é mais visual do que texto
O elemento visual é muito determinante no sucesso de uma campanha de e-mail marketing, porque a maioria dos usuários decide se vai ou não ler um e-mail com base em um olhar. Por isso, é necessário que a sua campanha possua um trabalho de design gráfico significativo. Isso porque os seus e-mails devem ser coerentes com a identidade visual da sua marca e capazes de chamar a atenção dos usuários com facilidade.
O assunto e o título do e-mail são elementos fundamentais
A melhor maneira de fazer um usuário clicar no seu e-mail marketing é com um assunto chamativo e interessante. Pense, então, em títulos breves, com comandos simples e diretos, que possam induzir a pessoa a clicar.
Atenção: Sempre releia o assunto e o texto de um e-mail marketing mais de uma vez, para evitar erros de digitação ou de gramática. Enviar um e-mail com um erro muito evidente pode fazer o usuário confundir a sua mensagem com spam, e isso é tudo que você não quer.
Uma agência de marketing digital pode ser de grande ajuda
Uma das melhores dicas de e-mail marketing para iniciantes que podemos citar é: Contratar uma agência de marketing digital para esse serviço pode ser uma ótima ideia. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, contando com uma equipe altamente qualificada para desenvolver as suas campanhas. Para obter mais informações, entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!