Atualmente, é relativamente fácil ter uma loja virtual. O desafio real é mais em relação a atrair visitantes e convertê-los em clientes pagantes do que em montar a loja e colocá-la online. Por isso, confira essas 9 dicas para melhorar sua loja virtual.
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1. Avaliações de produtos: às vezes, quem faz as melhores propagandas sobre sua loja e produtos são seus clientes. As descrições dos produtos geralmente só fazem uma parte do trabalho de atrair possíveis compradores. Permitir que seus clientes avaliem os produtos é a maneira perfeita de atrair novos clientes. Afinal, os consumidores afirmam que as avaliações de clientes são quase 12 vezes mais confiáveis que as descrições dos fabricantes.
Além disso, saiba que 58% dos consumidores preferem sites que oferecem avaliações e 63% dos clientes são mais propensos a fazer uma compra de um site que tenha revisões de usuários. Esses comentários podem levar a um aumento de 18% nas vendas, e ter 50 ou mais comentários sobre um produto podem aumentar sua conversão em 4,6%.
2. Imagens de qualidade: honestamente, quem compra algo online sem ver ao menos uma foto primeiro? Felizmente, atualmente quase qualquer pessoa pode fazer fotos de produtos com boa qualidade usando um simples smartphone. Por isso, não há realmente nenhuma desculpa para não ter boas fotos de produtos no seu site.
Para obter imagens ainda melhores, você deve limpar a lente da câmera ou smartphone, experimentar diferentes ângulos e iluminação, aumentar a resolução, testar modos especiais de disparo e até usar aplicativos complementares. Tudo isso vai ajudar a melhorar sua loja virtual.
3. Processo de pagamento fácil: a página de pagamento é a parada final da jornada de compras dos consumidores. E uma das melhores maneiras de aumentar as conversões e as vendas é torná-la amigável e fácil de usar para os visitantes. Tenha uma página de checkout que corresponda ao resto da sua loja, assim como vários métodos de pagamento disponíveis.
Tente não redirecionar pessoas, não peça informações desnecessárias e tranquilize os usuários com um certificado de segurança. Tenha o mínimo possível de distrações e tenha chamadas claras para a ação. Tudo isso ajuda a descomplicar o processo de pagamento, diminuindo o número de abandonos de carrinhos.
4. Páginas de carregamento rápido: muitas vezes, não pensamos no tempo de carregamento das páginas porque a maioria das conexões com a internet é de alta velocidade. Mas uma coisa é certa: as pessoas não ficam esperando uma página carregar por muito tempo.
Um infográfico publicado no Mashable pela Online Graduate Progams mostrou que uma em cada quatro pessoas abandonam um site que não é carregado em 4 segundos. Além disso, uma pesquisa da KISSmetrics mostra que um atraso de um segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões.
Uma boa velocidade de carregamento contribui em tornar as compras mais fáceis, tornando sua loja virtual mais eficiente. Por isso, não se esqueça de verificar esse detalhe para não acabar perdendo clientes.
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5. Design de qualidade: outra pesquisa da KISSmetrics mostrou que 42% dos compradores on-line baseiam sua opinião sobre um site apenas no projeto geral e 52% das pessoas não retornam por causa da estética geral do site.
Para sua loja virtual, isso significa que ter um design de qualidade profissional pode ajudá-la a ser ainda mais bem-sucedida, chamar mais atenção e ainda gerar mais vendas. Isso também acrescenta credibilidade e é uma maneira de mostrar a personalidade da sua marca.
6. Produtos relacionados: nas páginas de produtos, mostre aos visitantes outros itens que as pessoas compraram junto com eles ou itens que são complementares entre si. Por exemplo, os clientes podem precisar baterias extras ou um cartão de memória sobressalente para uma câmera. Esta é a sua oportunidade de aumentar a receita mostrando itens que os visitantes podem não saber que precisam.
No entanto, você deve incluir isso nas páginas de produtos, e não na de pagamento, para não criar distrações desnecessárias que levem o cliente a pensar mais sobre as compras que ele está realizando, pois isso geralmente leva ao abandono do carrinho.
7. Fácil navegação: para qualquer pessoa que faça compras online, uma das maneiras mais simples de tornar a experiência agradável é garantir que ela encontre o que está procurando. E isso significa tornar sua loja online fácil de navegar através de categorias, filtros e sistemas de pesquisa. Uma vez que as pessoas compram online por conveniência, isso apenas torna toda a experiência mais simples.
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8. Excelentes descrições para os produtos: são as palavras e a arte de combiná-las que convertem as pessoas em clientes pagantes. Felizmente, fazer as descrições de produtos não é algo que exija um enorme talento ou uma especialização em marketing, apenas um foco no que seus clientes valorizam mais. Por isso, uma das dicas para melhorar sua loja virtual é investir em boas descrições.
Ao escrever uma descrição de produto, concentre-se em seus benefícios, ou seja, no que ele pode fazer para os clientes. Use palavras simples, evite jargões e escreva frases curtas para melhorar a legibilidade. Escreva como faria ao conversar com uma pessoa e tenha uma proposta de venda única e clara para diferenciar seus produtos da concorrência.
9. Suporte ao cliente eficiente: vamos ser honestos, algo sempre pode dar errado. Os produtos quebram, você pode ter problemas com o servidor ou mesmo nas entregas. Independentemente das questões, é preciso estar preparado para lidar com clientes descontentes. Por isso, ter um suporte ao cliente eficiente é um diferencial importante e é uma das principais dicas para melhorar sua loja virtual.
Isso pode ser fundamental para manter e atrair novos clientes, já que é tão fácil simplesmente comprar online em outro lugar. E com o uso generalizado das mídias sociais, as notícias de experiências ruins podem se espalhar rapidamente. Fazer uma conexão instantânea com o cliente, ser pessoal e ter uma seção de perguntas e respostas detalhada pode ser o primeiro passo para um atendimento eficiente.
No entanto, antes de começar a colocar em prática essas 9 dicas para melhorar sua loja virtual, você pode fazer um teste A/B. Teste as alterações primeiro e veja como elas funcionam. Esses testes ajudam a tomar decisões mais acertadas e otimizar sua loja online para obter os melhores resultados sempre. Conta, também, com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA.