Search engine optimization (SEO), ou otimização de site para mecanismos de busca, é um conceito simples, mas exige um trabalho complexo. É por isso que encontrar formas de simplificar este trabalho pode ser de grande valia. Conheça 5 dicas para melhorar sua estratégia de SEO.
Fornecer uma experiência melhor e mais relevante para seus usuários vai ajudar a classificar melhor seu site nos motores de busca. E, para isso, estratégias e táticas são usadas e bem aceitas por buscadores como Google, Bing e Yahoo.
Boas práticas de SEO são uma forma inteligente de alcançar as melhores posições nos rankings de pesquisa
Embora esses esforços extras sejam muitas vezes proveitosos, eles também vêm com encargos adicionais. Você pode acabar gastando muito tempo e dinheiro para ter certeza de sua eficiência ou acabar complicando demais sua estratégia a ponto de nem entendê-la mais. O problema é que, ao chegar a esse ponto, você pode estar fazendo mais mal do que bem ao seu site.
Vale ressaltar que isso não significa dizer que gastar tempo em sua estratégia de SEO é uma coisa ruim. Na verdade, investir nestes esforços, como por exemplo escrever conteúdos otimizados e construir bons links internos e externos, é algo muito importante. O objetivo não é reduzir esses esforços, mas fazer com que as estratégias fiquem mais eficientes, melhorando o ROI (retorno sobre investimento).
Veja 5 dicas para melhorar sua estratégia de SEO e torná-la mais simples e eficiente
- Escreva melhor os conteúdos: um dos componentes mais importantes do SEO é sua estratégia de marketing de conteúdo. O valor e a aparência do conteúdo são, provavelmente, o fator mais determinante para obter sucesso com SEO, pois ele é responsável não só pela sua autoridade, mas também pelo número de links que você ganha.
Vale ressaltar você não deve gastar tanto tempo otimizando exaustivamente seu conteúdo para os motores de busca. Ao invés disso, uma das dicas para melhorar sua estratégia de SEO é otimizar para seus leitores. Concentre-se no que eles gostariam de ler, ao invés do que você acha que um mecanismo de pesquisa gostaria de ver. Você vai acabar obtendo melhores resultados dessa forma.
- Minimize a quantidade de ferramentas: há centenas de ferramentas surpreendentes que podem ajudar com o SEO, incluindo plugins para o site, ferramentas de pesquisa, painéis de controle que rastreiam resultados, entre outros.
Essas ferramentas dão dicas interessantes sobre formas eficientes para melhorar o SEO. Selecione as que você considera que podem gerar um melhor resultado. Se você tentar usar todas elas simultaneamente pode acabar se confundindo.
- Simplifique sua pesquisa de palavras-chave: muita gente perde um tempo precioso pesquisando exaustivamente potenciais palavras-chave e frases para otimizar. É claro que essa continua sendo uma importante fase de qualquer estratégia de SEO, mas não significa que você deva gastar todo o seu tempo fazendo só isso.
Em vez de cavar detalhes, gerando uma lista com milhares de frases potenciais e garantindo que cada uma apareça um certo número de vezes, foque em alvos de alto nível. Escolha um punhado de palavras ótimas, que não precisam ser perfeitas, e construa sua estratégia em torno delas. O uso palavras-chave excessivamente precisas nem sempre ajuda a criar um SEO melhor.
- Defina quais são suas métricas-chave e baseie-se nelas: há dezenas de indicadores de desempenho que você pode acompanhar para determinar o seu progresso e definir novos cursos para sua estratégia.
Uma das mais importantes dicas para melhorar sua estratégia de SEO é em vez de tentar usar todas as métricas que você obtém, restrinja seu foco em algumas métricas-chave. Algo como quantidade de acesso, média de páginas visitadas, tempo de permanência, perfil do usuário etc.
- Pare de se preocupar com flutuações diárias: é claro que você se preocupa com seu negócio e quer que sua estratégia de SEO seja a melhor possível. No entanto, olhar seu progresso constantemente pode levar a loucura. Há centenas de fatores que podem afetar sua classificação, gerando flutuações diárias, que são pequenas num nível geral, mas podem assustar quando observadas isoladamente.
Ao invés de ficar verificando sua campanha constantemente, diminua o foco e se concentre em atuar de forma mais ampla. Para a maioria das empresas, observar as métricas-chave uma vez por semana é mais do que suficiente. Uma vez por mês, reveja toda sua estratégia e ajuste-a para que ela fique ainda melhor.
Conteúdo, otimização de texto e imagem, distribuição de conteúdo, link building entre outros são apenas algumas dicas para melhorar sua estratégia de SEO a um de nível macro. Otimização de sites chega a ser uma ciência, em que para se destacar você precisará investir tempo e dinheiro.
Nossa sugestão é: foque em seu negócio e deixe para uma agência de marketing digital fazer o trabalho pesado.