Design para Marketing Digital

Quais são as especificidades do design para Marketing Digital? Essa é uma pergunta muito pertinente. Afinal, sabemos que o design é um elemento essencial para qualquer tipo de marketing. Mas é importante examinar a sua relação com o Marketing Digital mais profundamente, para entender como usá-lo a seu favor.

Nesse artigo, explicamos como o design para Marketing Digital funciona e qual a melhor maneira de aplicá-lo para o crescimento da sua empresa.

Como é o design para marketing digital

Fonte: freepik.

Para que serve o design para Marketing Digital

O design pode não parecer um elemento essencial do marketing no mundo online, mas, na realidade, ele é uma peça fundamental de tudo que a área engloba. Seu site, seus e-mails marketing, seus banners, os posts das suas redes sociais – tudo é moldado de acordo com o design. É ele que cria a identidade visual da sua marca na internet.

E por essa identidade visual importa? Porque vivemos num mundo acelerado. Em tempos contemporâneos, as pessoas passam por milhares de marcas e negócios por dia, e apenas uma pequena parcela deles chama a sua atenção e consegue atrai-las. E essa atração inicial, esse momento de se sentir intrigado e clicar num anúncio ou link, é algo que o design cria. É preciso, antes de qualquer coisa, fisgar o cliente através da aparência. O conteúdo, embora importante, é apenas o segundo passo.

Pense em termos de dados: entre 2004 e 2014, marcas que guiam suas estratégias de marketing através do design, como a Coca-Cola e a Apple, se mantiveram soberanas no mercado de ações. Com isso, já dá para ter uma noção da importância do design, não é?

Para que serve o design para Marketing Digital

Fonte: freepik.

Dicas de design para melhorar sua presença online

Mas, mesmo entendendo a importância do design para Marketing Digital, entender como utilizá-lo é outra questão. O design é uma área vasta e complicada, com muitas variáveis que podem afetar o produto final de um serviço. Mesmo assim, podemos pensar em algumas diretrizes para ajudar com essa tarefa.

Conheça o seu público alvo

Essa é a primeira etapa, e uma das mais importantes. Antes de tentar vender algo, você precisa saber para quem está vendendo. Por isso, pesquise o seu público alvo, descubra em quem ele consiste, e o que pode funcionar melhor para essas pessoas.

Design e marketing digital

Fonte: freepik.

Por exemplo, se a sua marca atrai mais clientes jovens, será necessário um design moderno, interessante, com um toque de rebeldia. Já se o seu público for mais velho, cores e formas mais sóbrias podem ser uma pedida mais adequada.

Melhore a experiência do usuário

Uma das melhores formas de ser atraente é ser acessível. O seu site deve ser fácil de navegar, simples de entender, de forma a otimizar a experiência do seu cliente. Busque um design funcional e prático que consiga representar a identidade visual da sua marca.

Utilize referências

A arma mais potente de um designer é a inspiração. Por isso, ao pensar num visual voltado para o Marketing Digital, não peque pela pressa: pesquise, assista vídeos, leia textos sobre o assunto, e, acima de tudo, veja muitas imagens. Isso vai criar um repertório de referências para o seu negócio – modelos nos quais você pode se espelhar para buscar o efeito que deseja.

Atenção: a palavra-chave aqui é “inspiração”. Jamais copie o design de ninguém. Além de ser péssimo para a imagem da sua empresa, plágio é eticamente repreensível.

A arma mais potente de um designer é a inspiração

Fonte: freepik.

Diante de tudo que foi exposto, você já deve ter começado a compreender a importância do design para marketing digital. Lembre-se, então, que para atuar nessa área, é preciso ser um profissional qualificado, então busque serviços que prezem pela excelência. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de design gráfico para auxiliar a sua empresa da melhor maneira possível.

 

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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