Um podcast pode ser um recurso de marketing digital muito eficiente. Afinal, a transmissão de informação por áudio é cada vez mais popular, especialmente no Brasil (chegando ao ponto em que o ano de 2019 foi considerado o “ano do podcast” no país). Mas e se você produz o seu podcast, faz o lançamento e descobre que ele não está tendo a recepção que você esperava? Neste artigo, vamos ajudar você a entender por que o seu podcast não está fazendo sucesso e como resolver essa situação. Continue com a leitura para saber mais!

Descubra por que o seu podcast não está fazendo sucesso

Fonte: freepik.

Descubra por que o seu podcast não está fazendo sucesso e como melhorá-lo

Como qualquer outra ferramenta de marketing digital, o podcast precisa ser usado da maneira correta para produzir bons resultados. Sendo assim, é importante reconhecer que existem muitos erros que podem estar prejudicando a performance do podcast da sua marca.

Felizmente, essas falhas podem ser remediadas. Basta ter atenção e entender o que não se deve fazer ao criar um podcast. A seguir, então, vamos apontar alguns motivos que podem estar sendo determinantes para o desempenho ruim do podcast da sua empresa. Confira!

Porque você não está promovendo o podcast em outros espaços

Para que um podcast faça sucesso, as pessoas precisam saber que ele existe. E a melhor forma de fazer com que os usuários tomem conhecimento da existência do seu podcast é promovendo-o em outros espaços.

As mídias sociais, por exemplo, são muito eficientes para isso. Espaços como o Facebook, o Twitter ou o Instagram permitem que você encontre com facilidade pessoas que possam ter interesse nos assuntos abordados no seu podcast. Por isso, aproveite essas ferramentas para divulgar o seu conteúdo e atrair mais ouvintes.

Porque você não está promovendo o podcast em outros espaços

Fonte: freepik.

Porque você está falando rápido demais

O ideal é que o ouvinte de um podcast não precise fazer nenhum esforço para entender o que está sendo dito no áudio. Assim, é importante prestar atenção para a velocidade da sua fala. Muitas pessoas estão acostumadas a falar rápido demais, podendo até “comer” palavras no meio da frase, o que dificulta a compreensão imediata e pode ser muito prejudicial para a performance do seu podcast. Procure, então, falar pausadamente e de maneira bem clara.

Porque os assuntos que você aborda não interessam à sua audiência

Se você cria um podcast para a sua empresa, é crucial que você tenha um público-alvo em mente. E, ao selecionar os assuntos que serão abordados pelo podcast, você deve escolher tópicos que despertem o interesse desse público-alvo.

Por conta disso, é necessário se manter atento às novidades da sua área, para que você possa sempre estar falando de coisas relevantes. Além disso, é uma boa ideia também prestar atenção nos assuntos abordados pela sua concorrência, para entender melhor o que está em alta em um determinado momento.

Porque a qualidade do áudio está ruim

Ao gravar um podcast, é fundamental ter equipamentos de qualidade para garantir a captura efetiva do áudio. Do contrário, o resultado final pode ter muitos sons externos, ou soar muito baixo, o que prejudica a experiência dos ouvintes. Assim, selecione com cuidado o microfone que você vai usar para gravar o seu podcast.

Porque a qualidade do áudio está ruim

Fonte: freepik.

Grave um podcast de alto nível com a ajuda de uma agência de marketing digital

Se você não sabe por que o seu podcast não está fazendo sucesso, o melhor é recorrer à ajuda especializada. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção de agência de marketing digital que oferece o serviço de podcast in company. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?