O SEO é uma ferramenta fundamental para alcançar o sucesso na internet. Isso porque, através das técnicas de otimização representadas pela sigla, é possível melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados do Google, o que multiplica o alcance da sua página. No entanto, esse recurso é muito complexo e seus resultados costumam vir apenas após um certo período de tempo. Assim, se você sente que está investindo em SEO mas não está colhendo os frutos que espera, é uma boa ideia repensar as suas táticas. Neste artigo, então, vamos ajudar você a descobrir onde você está errando na sua estratégia de SEO. Continue com a leitura para aprender!
Descubra onde você está errando na sua estratégia de SEO com essa lista simples
Como SEO é um assunto muito mais complicado do que parece à primeira vista, não é incomum que pessoas que acham que entendem muito da área cometam erros básicos ao tentar montar uma estratégia. Assim, os resultados acabam não vindo, o que gera uma grande frustração.
Porém, uma das melhores coisas sobre SEO é que, como se trata de um conjunto de técnicas de otimização e transformação, é sempre possível mudar as suas táticas e, com isso, melhorar a performance da sua página. Mas, para fazer isso, é preciso estar atento aos principais erros de SEO para se evitar como empresário na internet. A seguir, então, vamos citar algumas dessas falhas para que você possa descobrir onde você está errando na sua estratégia de SEO. Confira!
Escolher palavras-chave muito gerais
As palavras-chave são os termos que um usuário digita na barra de buscas para procurar por alguma coisa na internet. Por isso, uma das mais conhecidas técnicas de SEO é incluir uma palavra-chave que tenha relação com o assunto da sua página, para que as buscas que digitem essa palavra sejam guiadas até ela.
No entanto, muitas pessoas caem no erro de escolher palavras-chave muito gerais – como, por exemplo, “marketing”. Essas palavras vêm com a desvantagem de carregar uma alta concorrência, o que significa que não vão trazer o alcance que você espera para o seu site. Sendo assim, procure escolher palavras-chave específicas – como, por exemplo, “marketing digital para loja de artigos esportivos”.
Ter um site lento
Uma das prioridades do Google é fornecer uma boa experiência para o usuário. Desse modo, sites que tenham um carregamento muito lento raramente são priorizados nos resultados de busca. Por isso, uma boa tática de SEO que muitos empresários ignoram é melhorar a velocidade de carregamento da página da sua marca.
Não usar imagens
Esquecer de incluir imagens na sua estratégia de otimização é um erro grave. Afinal, a busca por imagens é outra oportunidade de atrair visitantes para o seu site. Sendo assim, vale a pena incluir conteúdo visual nas suas páginas. Não se esqueça também de preencher o alt text de cada imagem, sempre incluindo a palavra-chave em questão.
Repetir demais as palavras-chave
Encher o seu texto de inúmeras repetições da mesma palavra-chave é uma prática conhecida como keyword stuffing, que é mal-vista pelos mecanismos de busca. Assim, não exagere na hora de repetir a palavra-chave no seu conteúdo. Ao invés disso, busque o equilíbrio, tentando incluí-la apenas de forma natural.
Não contratar ajuda especializada para melhorar a otimização do seu site
Se você não sabe onde você está errando na sua estratégia de SEO, a melhor opção é contratar ajuda especializada. Uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, pode ajudar você a entender o que a sua marca está fazendo de errado e como consertar a sua estratégia. Entre em contato e faça um orçamento com a IMMA para saber mais!