Um dos processos mais importantes do marketing digital é a geração de leads. E um lead nada mais é do que um usuário que mostra algum interesse no que a sua marca tem a oferecer. No entanto, como encontrar essas pessoas? Uma das ferramentas mais eficazes para tal é a página de captura, que também é conhecida como landing page. Vale a pena, então, aprender como fazer uma landing page efetiva. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para você usar quando estiver criando uma página de captura para a sua marca. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Criando uma página de captura para a sua marca

Fonte: Freepik.

4 dicas para você usar quando estiver criando uma página de captura para a sua marca

O ponto-chave de qualquer página de captura é a sua capacidade de atração. Afinal, estamos falando de uma técnica de inbound marketing, ou seja, uma modalidade de marketing digital na qual você tenta atrair o cliente até a sua marca através de uma “isca”.

Sendo assim, a página de captura deve ser específica, direta, e oferecer uma recompensa clara para o usuário. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para incorporar esses princípios na criação de uma landing page para a sua marca. Confira!

Use um design simples

Quando o assunto é design gráfico, às vezes existe a concepção errônea de que um número maior de elementos mais sofisticados é mais eficiente. Na verdade, é o contrário: Para criar uma página de captura com um bom design, menos é mais.

Desse modo, é preferível optar por um design simples, direto e limpo na criação da sua landing page. Isso porque a missão de uma página assim é passar uma mensagem para o usuário de forma rápida, sem rodeios. Logo, ela deve ser fácil de compreender com um único olhar. É aí que entra a importância de um design contido, minimalista e efetivo.

Use um design simples

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Não encha a página com grandes volumes de texto

Tal como o elemento visual, o conteúdo textual de uma página de captura também deve ser simples e direto. Afinal, o usuário deve compreender de cara do que a página se trata, o que ela está oferecendo e como ele pode proceder para obter aquele conteúdo, e isso não vai acontecer se você devanear por longos blocos de texto.

Existe também a questão da atração. Grandes parágrafos de texto cru não são atraentes para a maioria dos usuários, que, ao invés de ler, acaba “passando o olho” por textos na maior parte do tempo. Assim, você deve encontrar uma forma de transmitir a sua mensagem sem tornar a sua página de captura cansativa para o público, pois isso pode afastar leads em potencial.

Foque em um assunto específico

Como foi dito anteriormente, uma página de captura funciona através do oferecimento de uma “isca” para o usuário. Normalmente essa “isca” é um formato de conteúdo, como, por exemplo, um ebook sobre um assunto específico.

Por conta disso, ao criar uma landing page para a sua marca, é preciso que você escolha um tópico para abordar de maneira concisa e direta. A sua página, portanto, deve se focar apenas em um assunto, sem tentar incluir temas que não tenham a ver com o que pode atrair o usuário.

Foque em um assunto específico

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Contrate uma agência de marketing digital para ajudar na criação da página

Se você está criando uma página de captura para a sua marca e não sabe bem o que fazer, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, oferece esse serviço para empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.