Content is king: Entenda o significado e a origem da frase

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/04/2020
Marketing de Conteúdo

Se você é uma pessoa que tem interesse em marketing de conteúdo, ou um empresário que quer adotar essa tática para promover a sua empresa na internet, com certeza você já deve ter se deparado com a famosa frase “content is king”. Mas de onde vem essa frase, e o que ela significa? Neste artigo, vamos explicar a origem deste ditado tão importante nos círculos de marketing digital. Assim como o que se pode aprender com ele para melhorar a sua estratégia de publicidade no mundo online. Continue com a leitura para aprender!

Content is king: Entenda o significado e a origem da frase

Fonte: freepik.

Entenda de onde surgiu a frase “content is king”

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer qual é a tradução dessa frase tão famosa. “Content is king”, em inglês, é uma constatação da importância do conteúdo. Em português, uma tradução literal seria “o conteúdo é o rei” ou “o conteúdo reina”.

Essa frase foi cunhada pelo empresário e magnata Bill Gates, em um artigo que ele escreveu em Janeiro de 1996 e que foi publicado no site da Microsoft. No artigo, Gates ressalta a importância da produção de conteúdo para o sucesso na internet. Ele prevê a crescente relevância do marketing de conteúdo já no primeiro parágrafo. Ele diz que “o conteúdo é onde eu espero que a maior parte do dinheiro real será feito na internet”. Posteriormente, no artigo, ele ainda afirma que: “As oportunidades mais amplas para a maioria das companhias envolvem providenciar informação ou entretenimento. Nenhuma companhia é pequena demais para participar”.

Diante disso, é fácil observar que, neste texto, o empresário, ao expôr sua opinião sobre o futuro da internet, acabou por apontar fundamentos essenciais para a prática do marketing de conteúdo. Mesmo que ele sequer use esse conceito ao longo do artigo. Assim, a frase-título se popularizou, funcionando com uma forma efetiva de resumir a importância do papel da produção de conteúdo no contexto do marketing digital.

Entenda de onde surgiu a frase “content is king”

Fonte: freepik.

Aplicando a noção de “content is king” na sua estratégia de marketing digital

Agora que você já sabe qual é a origem da frase “content is king”, bem como o seu significado, resta uma pergunta. Na prática, como esse ditado pode ajudar na formação da sua estratégia de marketing digital?

Vale a pena ler o artigo de Gates para uma compreensão mais completa. Porém, em resumo, tudo tem a ver com reconhecer a relevância do conteúdo como forma de se destacar dentro da internet. Afinal, em um mundo tecnológico de soluções rápidas, as pessoas têm pouca paciência para o que não acrescenta nada para elas. Sendo assim, o marketing precisa se adaptar e passar a ser informativo e construtivo nas suas tentativas de venda.

É aí que entra o marketing de conteúdo. A ideia de oferecer informação de forma gratuita para atrair um cliente para a sua empresa ganha força quando você percebe que produzir conteúdo é uma maneira de agregar valor à sua marca.

Isso ocorre através da construção de imagem que se estabelece com uma produção de conteúdo estável e de qualidade. O usuário passa a ver a sua empresa como uma referência, uma autoridade. Passa a ver também como um órgão generoso, que passa a ele conhecimento sem pedir nada em troca. Tudo isso é extremamente positivo para a posição de uma empresa no mercado.

Aplicando a noção de “content is king” na sua estratégia de marketing digital

Fonte: freepik.

Invista em marketing de conteúdo contratando uma agência especializada no assunto

A melhor forma de colocar em prática o princípio “content is king” é formando uma estratégia eficaz de produção de conteúdo para a sua marca. E, para isso, o melhor é contar com a ajuda de uma agência especializada, como, por exemplo, a Agência IMMA. Para obter mais informações, entre em contato e faça um orçamento!

Veja também