Existem muitas falhas de SEO para evitar na internet. Mesmo assim, muita gente não as conhece, e por isso acaba caindo nelas regularmente. Afinal, é comum muitos empresários caírem no erro de achar que o SEO é uma fórmula mágica que vai resolver todos os problemas sem esforço. Mas não é esse o caso: apesar do SEO ter grande potencial, ele ainda precisa ser bem utilizado, se não, pode até vir a prejudicar a sua presença online.
Mas como descobrir as falhas de SEO para evitar? Bom, nesse artigo vamos citar algumas para você conhecer e fugir dessas armadilhas.
O que é o SEO
A sigla SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization. Se fôssemos traduzir para português, o resultado seria: “otimização para mecanismo de busca”. Portanto, podemos concluir que se trata do conjunto de técnicas utilizado para otimizar conteúdo digital. Mas qual é o objetivo dessa otimização? Fazer a sua empresa conseguir uma boa posição nas páginas de resultados das ferramentas de busca, como o Google.
Esse tipo de técnica é necessária porque, ao pesquisar alguma coisa, a maioria das pessoas não vai além das duas primeiras páginas de resultados. Por isso é importante que você seja bem posicionado. Isso garante mais acessos e tráfego para o seu site, podendo gerar mais leads e, assim, criar mais clientes.
É aí que entra a questão da otimização. O Google tem parâmetros para decidir quem ocupa suas primeiras páginas. As técnicas de otimização realizam o processo de modificar o seu conteúdo usando essas diretrizes como guias, transformando tudo o que você produz em algo mais atraente para o sistema de procura.
Para incrível, não? Mas o SEO também é sujeito a erros de otimização, e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Falhas de SEO para evitar
A principal coisa para ter em mente ao evitar falhas de SEO é que o SEO é uma ciência que precisa ser realizada com cuidado. Por isso, busque sempre pesquisar e aprender antes de botar novas táticas em prática.
Não ter um design responsivo
No mundo atual, dispositivos móveis são tão utilizados quanto computadores desktop, ou até mais. Sendo assim, não há razão para que o seu conteúdo não possa ser acessível em qualquer dispositivo. Isso só limita o número de usuários que vão entrar em contato com o que você produzir. Desse modo, procure sempre fazer com que tudo que a sua marca coloque online possa ser acessado com facilidade e rapidez tanto através do computador desktop quanto através de um celular ou iPad.
Exagerar na repetição das palavras-chave
Sabemos que usar palavras-chave é fundamental para a sua estratégia de SEO. Mesmo assim, a repetição excessiva de palavras-chave é uma das maiores falhas de SEO para evitar, pois é muito comum. Lembre-se que o uso da palavra-chave precisa ser sutil e relevante. Se você escrever um texto repetindo a mesma palavra dezenas de vezes, ele provavelmente ficará desagradável de ler, e isso afastará usuários. E, para o seu site, é melhor que quem acesse um texto o leia até o final, pois isso aumenta o tempo de permanência do usuário na página, o que também é positivo para o SEO. Assim, foque em deixar o seu texto bem escrito.
Esquecer das imagens
As imagens são muito importantes para a otimização. Você pode otimizar os atributos alt da imagem, usando palavras-chave, e pode também usá-las para deixar o texto mais leve e atraente para o leitor. Um bloco de texto puro parece muito cansativo e não atrai ninguém, então salpique algumas imagens ao longo do seu artigo.
Tentar fazer tudo sozinho é uma das maiores falhas de SEO para evitar
Como já dissemos, o SEO é uma ciência, e é melhor lidar com ele em conjunto com profissionais especializados. Por isso, vale a pena contratar uma agência para realizar a otimização do seu conteúdo. A Agência IMMA possui uma equipe preparada para atender qualquer demanda. Entre em contato com a gente!