Se você é um empresário e está negociando com um cliente, é provável que a principal meta na sua mente seja conseguir fazer uma venda. E, sem dúvida, essa é uma conquista importante, que deve ser valorizada. No entanto, para garantir um crescimento efetivo do seu negócio, é preciso abrir a sua mente e ir além, levando em consideração, também, o período depois que o cliente faz uma compra, também conhecido como o período pós-venda. Muitas pessoas não sabem, mas essa pode ser uma fase crucial no relacionamento da sua marca com um consumidor, e, por isso, ela não deve ser ignorada. Neste artigo, então, vamos ajudar você a conhecer a fundo a importância de trabalhar melhor o período pós-venda. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Conheça a importância de trabalhar melhor o período pós-venda

Fonte: Freepik.

Entenda qual é a importância de trabalhar melhor o período pós-venda

Talvez, à primeira vista, a ideia de explorar o período pós-venda da jornada do cliente possa parecer um pouco confusa. Afinal, o objetivo final não é fazer com que o cliente faça a compra? Como, então, pode haver uma etapa ainda mais significativa depois?

A resposta tem a ver com a questão da longevidade do relacionamento da marca com um cliente. Isso porque, mesmo que você venda muito, é preciso acumular um público fiel de consumidores para fazer com que o seu negócio cresça a longo prazo.

E é aí que entra a importância da retenção e fidelização de clientes. Os dados apontam que manter um cliente é 7 vezes mais barato do que adquirir um cliente novo. Assim, a fidelização é claramente um investimento muito mais eficiente como estratégia de relacionamento com o público.

Mas como fidelizar um cliente? Voltamos, então, à questão inicial: A importância de trabalhar melhor o período pós-venda se deve ao fato de que essa é uma das etapas mais cruciais para garantir que o cliente crie uma relação duradoura com a sua empresa.

Entenda qual é a importância de trabalhar melhor o período pós-venda

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Fica claro, então, que a transação comercial em si não pode ser vista como a linha de chegada. Na verdade, ela é mais um teste que o cliente faz com a sua empresa, e que abre espaço para que você o conquiste com uma série de estratégias de marketing de relacionamento no período pós-venda.

A seguir, então, vamos apresentar algumas dessas táticas principais. Confira!

Peça por um feedback

Mostre ao cliente que você se importa com a opinião dele sobre o serviço ou produto que ele adquiriu. Você pode fazer isso solicitando um feedback e dando ao consumidor espaço para fazer sugestões, elogios e até críticas à sua marca. Isso passa uma imagem muito positiva.

Pegue o e-mail do cliente e use-o para futuras campanhas de e-mail marketing

Uma vez que o cliente fez uma compra, o ideal é que você tenha pego o endereço de e-mail dele para usá-lo em futuras campanhas de e-mail marketing. Assim, você pode incentivar o cliente a continuar consumindo com você, seja através de e-mails de promoções e desconto ou de marketing de conteúdo. É uma forma de manter um contato regular que ajuda na aproximação com o usuário.

Pegue o e-mail do cliente e use-o para futuras campanhas de e-mail marketing

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Contrate uma agência de marketing digital para ajudar com as suas estratégias

Sabendo da importância de trabalhar melhor o período pós-venda, fica claro que, às vezes, o melhor é contar com profissionais especializados para elaborar as suas estratégias com relação à essa etapa. E a Agência IMMA é uma ótima opção para ajudar nesta tarefa, contando com uma equipe altamente qualificada e que oferece serviços das mais diversas áreas de marketing digital. E aí, ficou curioso? Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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