Como usar técnicas de SEO nas mídias sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
15/09/2017
Otimização de Sites (SEO)

[vc_column_text]A mídia social não serve apenas para criar buzz sobre sua marca. Ela também pode desempenhar um papel importante no ranking de busca. De acordo com uma pesquisa da Moz sobre mecanismos de busca, métricas sociais contribuem bastante para influenciar na montagem de um ranking de pesquisa. Veja como usar técnicas de SEO nas mídias sociais.

Como usar técnicas de SEO nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Muitas agências têm uma estreita integração de otimização para mecanismos de busca (SEO) e mídias sociais. Isso porque as técnicas de SEO nas mídias sociais podem ajudar no ranking de pesquisa, e isso é crucial para qualquer campanha baseada nelas.

Confira como usar técnicas de SEO nas mídias sociais:

1. Conduzir uma pesquisa adequada de palavras-chave: o primeiro passo para construir o SEO de qualquer site ou numa campanha de marketing online é a pesquisa de palavras-chave. Use uma ferramenta como o Google Keyword Planner para começar, que é uma ferramenta gratuita e pode ser acessada a partir de sua conta no Google Adwords.

No Google Keyword Planner, você pode começar a cadastrar alguns termos de palavras-chave que você já tem em mente. Se você tiver uma lista de palavras-chave, você também pode inseri-la completamente. Inserir um conjunto de cinco palavras-chave para obter melhores sugestões também é uma ótima opção.

Marketing na internet

Fonte: Freepik.

Depois de obter um conjunto de palavras-chave, você pode começar escolhendo quais trabalhar com base no volume de pesquisa. Neste ponto, você vai notar que muitas palavras-chave têm um alto volume de pesquisa, mas baixa relevância para o seu site. Então escolha aquelas que atendem ambos os critérios.

2. Usar palavras-chave em toda a sua estratégia de marketing de mídia social: depois de separar suas melhores palavras-chave, visite suas páginas nas redes sociais e veja como elas estão estruturadas e se apresentam as palavras selecionadas.

Use suas palavras-chave para otimizar seus perfis de mídia social. Por exemplo, em perfis do Twitter e Instagram, certifique-se de usar suas palavras-chave em sua biografia. Ao criar outros perfis sociais, inclua suas palavras-chave o máximo possível. Isso ajudará os clientes a encontrar suas páginas ao realizar diferentes pesquisas nos motores de busca.

3. Publicar um ótimo conteúdo: a maneira como o SEO funciona mudou ao longo dos anos, mas a melhor forma de obter um alto envolvimento para o seu conteúdo de mídia social ainda é publicar um ótimo conteúdo. Afinal, se o conteúdo ainda é rei, isso significa que todo mundo gosta de ler e compartilhar conteúdos relevantes e de alta qualidade.

Gestão de mídias sociais

Fonte: Freepik.

Seu trabalho ao criar conteúdo é manter o público envolvido, mas, muitas vezes, você vai encontrar-se lutando para ter o que compartilhar. Nesses casos, um recurso de sugestão de conteúdo, que é oferecido por várias ferramentas de gerenciamento social, pode ajudar. Obter sugestões de conteúdo com base no que é tendência no seu próprio nicho pode facilitar muito o trabalho.

4. Configurar análise para rastreamento: mesmo antes de começar a promover sua marca e produto em canais de mídia social, é importante configurar análises para rastrear seus resultados. Você pode configurar o tráfego social no Google Analytics para ver todos os dados em uma determinada página. A parte de segmentos sociais permite fazer exatamente isso.

Depois de fazer essa configuração, você será capaz de visualizar todos os retornos que você está recebendo de cada canal social.

5. Usar encurtadores de URL: faça com que suas postagens de mídia social pareçam mais limpas mesmo quando você tiver que lidar com URLs longas e complexas. Um encurtador de URL condensará o endereço da página e ainda pode fornecer dados analíticos para rastrear seus leads, o que pode ser fundamental quando se está realizando uma campanha nas redes sociais, por exemplo.

Mídias sociais

Fonte: Freepik.

6. Tornar o conteúdo fácil para ser compartilhado e vinculado: experimente usar widgets e incorporações em seu site para aumentar o compartilhamento e ajudar a criar links para seu site. Se você deseja que seu conteúdo seja compartilhado nas mídias sociais, considere adicionar botões de compartilhamento social ao blog. Isso permitirá que as pessoas compartilhem facilmente seu conteúdo.

Torne o seu conteúdo fácil para as pessoas compartilharem. Se você tiver infográficos e gráficos em seu blog, forneça um código que pode ser facilmente copiado colado em outros sites. Você também pode permitir que as pessoas se veiculem a seu site, fornecendo o link em seu blog para copiar e colar.

7. Canonização de URL: a canonização de URL é o processo de dizer ao mecanismo de pesquisa do Google qual é o URL real para o qual você deseja o tráfego, em vez de outra página variável ou duplicada. Muitas vezes, ao executar campanhas de mídia social, você pode ter variáveis de rastreamento de URL.

8. Tempo de carregamento da página: muitas campanhas de mídia social podem se tornar virais. Lidar com essa enorme carga de tráfego na página pode, em última análise, fazer com que ela fique mais lenta. Para evitar isso, é preciso verificar o tempo de carregamento da página antes de executar qualquer campanha.

SEO

Fonte: Freepik.

É aconselhável trabalhar em colaboração com a equipe de desenvolvimento antes do lançamento de uma campanha de mídia social, realizando testes de velocidade para verificar se o site aguenta um enorme número de visitantes. Se houver algum problema com a velocidade de carregamento da página, fica mais fácil de corrigir isso antes de lançar a campanha.

9. Título e meta descrição: o título é o fator mais importante para otimizar quando você deseja que sua página se classifique bem nos resultados dos motores de busca. É tentador optar por um título atraente para a sua postagem no blog, mas será que você está usando palavras-chave da maneira certa na tag do título?

A tag do título é um dos fatores mais importantes para a classificação de uma página nos resultados de pesquisa. Use as palavras-chave o quanto antes em qualquer título para que o mecanismo de busca entenda rapidamente sobre o que é seu texto.

A meta descrição não ajuda uma página a classificar, mas afeta a taxa de cliques da página. Quando os clientes pesquisam um produto ou serviço, a meta descrição fornece informações relevantes sobre o conteúdo da página. Mesmo quando você deseja compartilhar sua página numa mídia social e cola o link lá, a meta descrição da página aparece automaticamente para ser compartilhada.

SEO nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

10. Medir e melhorar: a parte mais importante de tudo é medir e melhorar sua campanha. O desempenho de suas publicações nas redes sociais tem um papel importante nos rankings de pesquisa. Por isso você deve tentar melhorar a taxa de cliques das suas publicações nas redes sociais sempre.

Você pode medir suas campanhas através de análises fornecidas nas plataformas sociais para ver com que tipo de posts as pessoas estão interagindo mais, qual o melhor momento para publicar, etc. A aba de segmentos sociais no Google Analytics também pode ser usada para esta finalidade.

Agora que você conhece algumas técnicas de SEO nas mídias sociais, conte com a  ajuda da Agência IMMA para colocar suas campanhas no ar.

[/vc_column_text]

[vc_text_separator title=”Veja também” title_align=”separator_align_left” color=”sky”][nectar_blog layout=”masonry-blog-fullwidth” category=”otimizacao-de-sites-seo” load_in_animation=”fade_in” posts_per_page=”6″]

Veja também