Como produzir conteúdo relevante para o seu site? Essa é uma questão que atormenta profissionais de marketing de conteúdo. Afinal, sabemos que o que for produzido e otimizado para o seu site deve ser informativo e útil para os usuários, mas como produzir conteúdo assim? Nesse artigo, vamos explicar a importância de saber como produzir conteúdo relevante para o seu site e dar dicas para fazer isso. Confira.
A importância de saber como produzir conteúdo relevante para o seu site
Mas talvez você esteja se perguntando: o que significa um conteúdo relevante? E por que ele é tão importante?
A questão tem a ver com a imagem que o cliente tem da sua empresa. Isso porque o marketing de conteúdo, ao contrário do marketing tradicional, não foca apenas no processo de venda. Ele foca em fidelizar um segmento específico do mercado.
E como fazer essa fidelização? É aí que entra a importância do conteúdo. A sua empresa deve estar preparada para produzir num ritmo constante para se tornar uma fonte de informação para os usuários. Assim, o seu cliente em potencial internaliza a ideia de buscar a sua empresa para se informar a respeito de assuntos relacionados à sua área.
O resultado disso é que você passa a ter uma imagem de autoridade perante os usuários. Desse modo, eles passam a ver a sua empresa como uma referência no mercado. Isso estimula a criação de um relacionamento com a sua marca, gerando confiança e até uma afeição por parte do cliente.
Como produzir conteúdo relevante para o seu site
Diante disso, resta a questão de como realizar a produção desse conteúdo. E há muitas formas de produzir conteúdo, seja através de textos, vídeos, podcasts… As possibilidades são enormes. Aqui, no entanto, vamos dar dicas gerais de produção de conteúdo, que podem ser aplicadas a qualquer formato.
Crie uma persona para a sua marca
A persona é o chamado “cliente ideal”. Trata-se de um personagem que você cria para representar um cliente abstrato da sua empresa. Então, você decide o gênero, idade, localização e outrados dados dessa persona, com a intenção de formar um perfil.
Esse perfil será o alvo principal das suas estratégias de marketing, e, portanto, o alvo principal do seu conteúdo. Por isso, você vai crar um perfil e depois se perguntar: O que essa pessoa gostaria de consumir? Quais seriam os problemas, as dores que ela poderia ter para buscar algo no Google? O seu conteúdo deve focar em resolver esses problemas, sempre considerando as dores da persona.
Revise tudo o que você produzir
Erros, ainda que pequenos, podem afetar a imagem da sua empresa e prejudicar a construção de autoridade. Por isso, procure revisar todo o conteúdo que você postar antes dele entrar em contato com o usuário.
Dê informações embasadas
Sempre que for passar uma informação, certifique-se de que ela é confiável. Uma boa ideia é sempre disponibilizar as suas fontes. Desse modo, o seu argumento ganha mais peso. No caso de textos, especialmente, é bom providenciar um link externo, pois ajuda também o seu SEO.
Esteja atento ao novo
Independentemente de qual for a sua área, sempre haverão inovações e novidades sobre as quais vale a pena produzir conteúdo. E ser o primeiro a falar sobre algum tópico pode conferir mais tráfego para a sua produção. Sendo assim, esteja sempre atento a sites de notícias relacionados ao seu campo.
Contrate uma agência para produzir conteúdo relevante para o seu site
Terceirizar a sua produção de conteúdo é uma ótima ideia. Afinal, profissionais do marketing digital sabem como produzir conteúdo relevante para o seu site. A Agência IMMA é uma opção que oferece esse serviço com excelência. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!