Search Engine Optimization ou SEO ou, ainda, otimização para mecanismos de busca, é parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital séria. Porém, apesar de muita gente já ter ouvido falar disso, nem todo mundo sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.
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O SEO está principalmente preocupado em garantir que o seu site fique no topo dos resultados dos motores de busca, gerando assim mais tráfego e, potencialmente, mais negócios. Atualmente, ele é multifacetado e deve fazer parte de qualquer plano de marketing digital amplo. Empresas de sucesso já entenderam a importância do SEO e buscam investir nisso através de um trabalho personalizado.
Porém, se você pensa que trabalhar o SEO de um site é algo para se fazer uma única vez, saiba que isso é um erro grave. O SEO não é uma solução estática. As regras estão mudando o tempo todo, assim como o comportamento das pessoas e os recursos disponíveis. Não trabalhar o SEO continuamente pode impedir que seu site atinja seu potencial de negócios.
O SEO não apenas atrai o máximo de tráfego possível, mas também chama a atenção de clientes potenciais que estão interessados no que você tem para oferecer. É possível usar os dados demográficos de ferramentas de análise para aplicar técnicas de SEO e tornar seu site mais segmentado e atraente para seu público-alvo, por exemplo.
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Não existe um manual de SEO que ensine passo a passo como construir um site para agradar aos mecanismos de busca e, consequentemente, receber muitos acessos. O que ocorre é que, ao longo do tempo, determinadas técnicas se tornaram mais vantajosas do que outras, ao passo que também existem estratégias que são prejudiciais e devem ser deixadas de lado.
Também vale salientar que as formas como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital pode variar de caso a caso. Às vezes, o que funciona para uma empresa não vale para outra. Além disso, também temos que nos lembrar que muito do que foi feito continuamente no passado hoje caiu em desuso e já não surte o menor efeito.
E ainda que se pense em otimização para mecanismos de busca, é importante lembrar que tais mecanismos estão cada vez mais refinados, escaneando conteúdos da mesma forma que um ser humano os lê. Dessa forma, é válido lembrar que, para o SEO ajudar na sua estratégia de marketing digital, todo conteúdo deve ser produzido para pessoas de verdade, e não máquinas.
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Um dos principais critérios comprovados de SEO ainda é o número de acessos de um site. Geralmente, quanto mais visitas, maior a possibilidade de ele subir ao topo dos rankings de busca e se manter lá. E um site só tem um número grande de visitas quando seu conteúdo é de qualidade. Caso contrário, ele acaba tendo um enorme índice de rejeição, o que nunca é bom em termos de SEO.
Um site amigável, com navegação clara, palavras-chave bem definidas e otimizado com conteúdo relevante e de qualidade é o que realmente ajuda no aumento do tráfego, gerando mais interações e vendas. E esse é o objetivo máximo de toda estratégia de marketing: aumentar os lucros de uma empresa.
Quem pretende ter uma estratégia eficiente que gera um retorno real para a empresa precisa se focar não só em desenvolver boas campanhas, mas também em entender como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, passando a investir nele e deixando de encará-lo como um gasto extra.
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Esse é um dinheiro bem investido pois ajuda a gerar resultados orgânicos, levando pessoas para o site sem que se precise criar campanhas ou anúncios pagos, que consomem ainda mais a receita de um orçamento que tende a ser bastante enxuto.
Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, comece a criar suas estratégias com essas dicas da Agência IMMA.