Experiência do usuário, também conhecida como UX, (user experience) é um dos fatores que mais influenciam no sucesso de uma página ou site. Afinal, é através desse elemento que você pode garantir que os usuários vão apreciar o tempo que eles passarem navegando ou interagindo com a página da sua marca. Mas como elevar ainda mais o nível do que você oferece? Em outras palavras, como melhorar a experiência do usuário no seu site? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Como melhorar a experiência do usuário no seu site

Fonte: freepik.

Entenda como melhorar a experiência do usuário no seu site com essas dicas

Em primeiro lugar, é preciso entender exatamente o que é experiência do usuário. Esse termo serve para englobar todas as interações que um usuário tem com o site da sua marca. Desde a primeira vez que ele vê o link para a página até a o momento em que ele decide fechar a janela.

No design, a UX é considerada uma ferramenta muito importante porque é ela que pauta a impressão que o usuário vai criar de um site. Afinal, se uma pessoa tem uma experiência ruim com uma página, não vai importar se, esteticamente, o design dela for excelente. Assim, é preciso garantir a funcionalidade e a eficiência antes de qualquer outra coisa.

Mas como fazer isso? Felizmente, existem muitas maneiras de melhorar a experiência do usuário no seu site. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!

Escreva bem os seus títulos

Títulos de áreas de um site são elementos que muitas vezes não são bem pensados. E, por consequência, acabam prejudicando a experiência do usuário. Isso porque títulos que não são claros podem deixar o usuário confuso e sem saber onde ele deve clicar para encontrar o que procura.

Além disso, erros de gramática ou de ortografia nos títulos do seu site passam uma péssima imagem para o internauta. Por isso, escreva os seus títulos sempre com cuidado, para não passar uma impressão de pouco profissionalismo.

Escreva bem os seus títulos

Fonte: freepik.

Garanta uma velocidade de carregamento alta

Se um usuário tem que esperar muito para uma página carregar, ele não está tendo uma boa experiência. Assim, é crucial que você garanta uma velocidade de carregamento rápida para o seu site.

O ideal é que o usuário que esteja navegando pela sua página não precise esperar mais do que 3 segundos para que ela carregue. Do contrário, existem grandes chances dele simplesmente desistir de navegar pelo seu site e fechar a janela.

Use um design responsivo

Uma das principais coisas que você pode fazer para melhorar a experiência do usuário no seu site é adotar um design responsivo. Esse é um tipo de design que faz com que um site ou um conteúdo se ajuste para diferentes tamanhos de tela.

O resultado, então, é que o site passa a funcionar bem tanto para usuários de dispositivos desktop quanto para usuários de dispositivos móveis. E, já que hoje em dia muitas pessoas acessam a internet através de ferramentas como celulares ou tablets, isso é muito importante para fornecer boas experiências.

Use um design responsivo

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para melhorar a página

Se você não sabe como melhorar a experiência do usuário no seu site, a melhor opção é contar com ajuda especializada. E uma agência de marketing digital pode ser muito útil para isso. A Agência IMMA, por exemplo, oferece serviços de criação e gestão de sites que priorizam a missão de fornecer boas experiências para os seus clientes. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua página!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.