No mundo do marketing digital, a experiência do usuário é um conceito muito importante. Mas como melhorar a experiência do usuário com a sua marca? Nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Experiência do usuário é tudo que engloba a interação do usuário com a sua marca

Fonte: Freepik.

O que é experiência do usuário

Quando falamos de “experiência do usuário”, estamos nos referindo a tudo que engloba a interação do usuário com a sua marca, desde o momento em que ele a conhece até depois que realiza uma compra. Isso inclui tudo o que o usuário vê e sente ao interagir com a sua empresa.

Também conhecida pelo seu termo em inglês (UX, ou “user experience”), a experiência do usuário surgiu em 1990, cunhada pelo professor de ciência cognitiva Donald Norman. Norman destacou os aspectos afetivos da interação entre humano e produto, adotando uma perspectiva mais completa da “user experience”.

No mundo do inbound marketing, ou, em português, marketing da atração, o conceito ganhou muitos adeptos por ser fundamental para a formação de um relacionamento com um cliente. Isso porque, para fidelizar um usuário para a sua marca, você deve melhorar ao máximo a experiência dele com o que você oferece.

Elementos importantes para melhorar a experiência do usuário com a sua marca

Sendo assim, fica a dúvida: como melhorar a experiência do usuário com a sua marca? Felizmente, existem alguns elementos-chave para os quais você deve se atentar na hora de aprimorar a UX que você oferece no marketing digital. Citamos alguns deles a seguir.

A produção de conteúdo relevante é uma ótima forma de incrementar a experiência do usuário

Fonte: Freepik.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo relevante é uma ótima forma de incrementar a experiência do usuário com a sua empresa. Afinal, se a pessoa sente que está aprendendo coisas úteis, a experiência se torna mais valiosa para ela.

Através dessa oferta de informação, forma-se um vínculo entre o usuário e a sua marca. Desse modo, desde o início, a experiência que ele tem com você está sendo projetada de maneira estratégica. Você está, com o seu conteúdo, construindo autoridade e credibilidade para a sua empresa.

Design e identidade visual

A aparência do seu site também é um elemento crucial. Isso porque é através dela que o usuário terá seu primeiro contato, quando ele clicar na sua página.

Por conta disso, é preciso que seu design transmita informação de maneira simples e fácil de entender. Portanto, atente para o layout, priorizando elementos como o tamanho do texto e dos botões.

Procure fazer da velocidade de carregamento da sua página a mais rápida possível

Fonte: Freepik

Tempo de carregamento

Fazer seu site carregar mais rápido é muito importante para melhorar a experiência do usuário. Afinal, ninguém gosta de perder tempo esperando um site carregar. Desse modo, procure fazer da velocidade de carregamento da sua página a mais rápida que for possível.

Tenha um design responsivo no site

Fonte: Freepik

Adaptação a diferentes tipos de dispositivos

Hoje em dia, as pessoas usam dispositivos móveis para se conectar a internet tanto quanto usam dispositivos desktop. Por isso, é necessário que seu site tenha um design responsivo, que possa se adaptar aos diferentes tamanhos de tela sem perder navegabilidade.

Melhore a UX do seu site com a ajuda de uma agência de marketing digital

Se você não sabe bem como melhorar a experiência do usuário com a sua marca, uma boa forma de prosseguir é com a contratação de uma agência de marketing digital. Dessa maneira, você pode contar com a ajuda de uma equipe de profissionais para fazer do seu site o mais user-friendly possível.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Marcada por sua eficiência, a empresa é bem estabelecida no mercado e atende a qualquer tipo de negócio. Para saber mais, entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?