Como fazer um ebook para a sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/09/2020
Design Gráfico

Um ebook é uma ferramenta de marketing digital e marketing de conteúdo muito útil. No entanto, muitas empresas ainda não tiram vantagem de seu potencial por não saber produzir esse tipo de recurso. Mas a verdade é que, em um mercado altamente competitivo como o do marketing na internet, é crucial dominar a produção de diferentes instrumentos. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer um ebook para a sua marca. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como fazer um ebook para a sua marca

Fonte Freepik.

Entenda como fazer um ebook para a sua marca com essas dicas simples

Em primeiro lugar, é preciso explicar por que vale a pena fazer um ebook para a sua estratégia de conteúdo. E a resposta para essa pergunta tem a ver com o processo de geração de leads.

Isso porque esse processo se dá através da atração do lead, que acontece por conta de um conteúdo específico que desperta o interesse do usuário. Esse conteúdo pode ter diversos formatos (posts de blog, vídeos, imagens, etc), mas o ebook é um dos mais eficientes deles.

A vantagem do ebook é que ele oferece a possibilidade de apresentar conteúdos aprofundados para o lead. Isso porque um ebook não tem os mesmos limites de um post de blog ou um vídeo para o Youtube. Ele é, afinal, um livro em formato digital, então é esperado que ele seja mais longo do que outros tipos de conteúdo.

Sendo assim, se você quer criar conteúdo aprofundado para gerar mais leads, um ebook é a ferramenta certa. Mas como fazer um para a sua marca? A seguir, vamos apresentar algumas dicas simples que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Dicas de como fazer um ebook para a sua marca

Fonte Freepik.

Organize o conteúdo em capítulos

Só porque um ebook pode ser mais longo do que um típico post de blog, não significa que ele não deva ser organizado. Afinal, a divisão do conteúdo em tópicos é fundamental para torná-lo mais fácil de consumir.

Por isso, organize o seu ebook em capítulos. Inclua um índice logo no início, permitindo que os leitores foquem nas partes do conteúdo que mais os interessam. Essa é uma maneira de evitar que seu ebook seja maçante, tornando-o mais dinâmico e atraente para os usuários.

Invista em um bom trabalho de design gráfico

O design gráfico é fundamental para a criação de um ebook de sucesso. Isso porque, quando o volume de conteúdo é maior do que o normal, é crucial que ele seja apresentado de forma escaneável, ou seja, simples de absorver.


Para isso, é preciso contar com o auxílio do elemento visual. Assim, invista em um trabalho de design que organize o texto do seu ebook da melhor maneira possível.

Também é recomendável que a estética do ebook em si seja coerente com a estética geral da sua marca, através de fatores como, por exemplo, a paleta de cores. Isso contribui positivamente para a construção de uma identidade visual para a empresa.

Converta o ebook em um PDF

Depois que você terminar de criar o ebook em si, é importante convertê-lo para um formato que seja acessível. E o PDF é um dos formatos mais populares para arquivos desse tipo. Por isso, aderir a ele é a melhor forma de não prejudicar o alcance do seu ebook.

Agência de Comunicação Visual

Contrate uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe como fazer um ebook para a sua marca, o próximo passo é contratar uma agência para criar a sua.

A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece o serviço de criação de Marketing Digital para empresas de qualquer porte. E aí, quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Veja também