Como fazer marketing visual? Se você tem uma marca e quer construir uma presença online para ela, essa é uma pergunta importante para se fazer. Afinal, uma das principais estratégias para crescer na internet como empresa é o marketing de conteúdo.
E o conteúdo que é produzido nesse tipo de iniciativa funciona melhor se puder apelar para o visual através de elementos gráficos. Logo, conhecer o marketing visual é importante para ter uma estratégia de marketing digital efetiva. Neste artigo, então, vamos explicar quais são as melhores maneiras de fazer uso dessa ferramenta. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!
Entenda como fazer marketing visual com essas dicas simples
Em primeiro lugar, é preciso definir, com precisão, o que exatamente é o marketing visual. Esse conceito serve para denominar qualquer iniciativa de marketing que funcione através de um elemento visual.
Sendo assim, no marketing digital, há muitos exemplos de marketing visual. Alguns deles são:
- Fotos de capa em sites como o Facebook;
- Banners para o site da marca;
- Imagens para e-mail marketing;
- Infográficos;
- Posts para as mídias sociais;
- GIFs e animações;
- Imagens para podcasts;
E muitos outros. Uma das principais vantagens do marketing visual é ser um campo muito vasto, que oferece diversas oportunidades para construir uma identidade para a sua empresa.
Mas como aproveitar esse campo da melhor forma possível? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!
Priorize um design simples
O design gráfico não precisa ser complexo para ser eficiente. Na verdade, como, na internet, é importante passar informações de forma rápida, muitas vezes é melhor priorizar um design que use de uma comunicação mais direta para se dirigir ao usuário.
Desse modo, na hora de criar um site, por exemplo, é preferível optar por um design que crie uma navegação fácil. A ideia é que o usuário consiga usar a sua página sem dificuldades, sempre de maneira intuitiva.
Use uma paleta de cores apropriada
Para construir uma identidade visual coerente para a sua empresa, é crucial que as suas iniciativas de marketing visual usem uma paleta de cores específica. E é preciso que essa paleta transmita a essência que você quer passar com a sua marca, logo, ela deve ser escolhida com cuidado.
Isso porque cores diferentes remetem a emoções e significados diversos. Assim, se, por exemplo, a sua marca busca transmitir energia e alegria, é uma boa ideia apostar em uma paleta de tons quentes, como amarelo e laranja. Por outro lado, se a intenção for um aspecto mais sério e profissional, tons de azul são mais recomendáveis. Escolha, então, a paleta que for melhor para você.
Não se esqueça de otimizar as suas imagens
As imagens também devem ser otimizadas de acordo com o SEO, ou seja, o conjunto de técnicas de otimização que faz com que conteúdos obtenham bons posicionamentos no Google. Isso porque a plataforma tem um recurso de busca por imagens que também é importante para trazer mais usuários para o seu site. Sendo assim, escolha uma palavra-chave apropriada e inclua-a no nome do arquivo da imagem e no seu atributo alt.
Contrate uma agência de marketing digital
Ninguém sabe como fazer marketing visual melhor do que uma agência especializada em marketing digital. Uma empresa como a Agência IMMA, por exemplo, oferece diversos serviços que podem usar elementos gráficos para promover a sua marca na internet. Por isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para ajudar você com as suas estratégias.
E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!