Com certeza você já usou o Google Maps muitas vezes na vida. Esse aplicativo é um dos muitos que se tornou parte da rotina das pessoas. Ele mostra caminhos quando alguém se perde, estabelecimentos próximos que oferecem um serviço que a pessoa está procurando, etc. Então, por que não aproveitar todas essas utilidades para a sua estratégia de marketing digital? Se você não sabe bem como fazer marketing digital no Google Maps, esse artigo vai explicar o que você precisa saber sobre o assunto. Além disso, vamos sanar todas as suas dúvidas. Continue com a leitura para aprender mais sobre essa questão!

Como fazer marketing no Google Maps

Fonte: Freepik.

Saiba como fazer marketing digital no Google Maps

A primeira coisa que você precisa entender, ao pensar em como fazer marketing digital com o Google Maps, é que esse é um tipo de marketing voltado para a geolocalização. Isso se deve, evidentemente, à natureza do aplicativo. Pois ele é voltado para facilitar a orientação e o deslocamento das pessoas.

Sendo assim, trata-se de um marketing digital que é voltado para a promoção de uma empresa dentro da plataforma do aplicativo. Tirando, então, a mudança de cenário, ele segue o mesmo princípio básico do marketing voltado para o mecanismo de busca do Google. O seu objetivo é fazer com o estabelecimento em questão obtenha um bom posicionamento quando alguém buscar negócios do gênero em uma determinada área.

Mas como isso se dá na prática? A seguir, vamos dar algumas dicas para fazer marketing digital no Google Maps que podem ajudar você com essa tarefa. Confira!

Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Esse talvez seja o passo mais importante de todo o processo, pois, sem estar cadastrado no Google Meu Negócio, você dificilmente será encontrado com facilidade através do Google Maps. Afinal, essa ferramenta serve justamente para reunir os dados das empresas e fornecer essas informações para usuários que pesquisem sobre elas.

Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Fonte: Freepik.

Portanto, vale a pena inserir os dados da sua empresa no Google Meu Negócio. Procure ser o mais informativo possível ao fazer isso. Dessa forma, forneça uma boa descrição do seu estabelecimento. Assim como outras informações úteis como, por exemplo, o seu horário de funcionamento.

Escolha bem as fotos

O elemento visual é um dos mais necessários para o sucesso na internet. E, isso também vale para o Google Maps. Quando você cadastra um estabelecimento no Google Meu Negócio, é possível incluir fotos que os usuários vão ver quando pesquisarem sobre a sua empresa.

Por isso, procure sempre incluir imagens de alta qualidade.  Apostando em um senso de estética coerente com a imagem que você quer construir da sua empresa. Lembre-se que, se alguém pesquisa um lugar no Google Maps, provavelmente vai querer visitá-lo. E, se as fotos não parecerem convidativas, pode desistir dessa decisão.

Escolha bem as fotos

Fonte: freepik.

Aposte em boas avaliações dos clientes

O Google Maps conta com um recurso que permite que os usuários avaliem estabelecimentos e locais onde já estiveram. Essa ferramenta acumula avaliações para calcular uma nota para o estabelecimento. E, se você quer atrair mais clientes, é importante garantir que a sua nota seja boa.

Claro que você não pode controlar qual é a avaliação que um cliente vai fazer da sua empresa. Porém, é possível ficar atento para perceber quando um consumidor teve uma boa experiência. E, nesses casos, pedir que ele avalie o estabelecimento no aplicativo. Essa atitude pequena pode fazer muita diferença na percepção da sua marca por parte dos usuários.

Agora que você já sabe como fazer marketing no Google Maps, é hora de buscar ajuda profissional para colocar esse conhecimento em prática. E a Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção que pode melhorar muito o SEO local do seu estabelecimento. Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?