Como escolher uma boa agência de SEO

Para atrair leads e clientes, é necessário de um bom projeto de SEO. Mas como escolher uma boa agência de SEO? Como encontrar uma boa empresa quando não sabemos bem o que estamos procurando?

a-escolha-de-uma-boa-agencia-de-marketing-digital
Fonte: freepik.

Embora não haja nenhuma receita secreta para encontrar a agência certa, há algumas dicas que podem ser seguidas para te ajudar nesta empreitada. Confira:

Tenha objetivos claros

A agência escolhida pode fazer muito por você, inclusive ajudando na sua estratégia de pesquisa. No entanto, antes de entrar em contato com qualquer empresa, identifique suas metas de negócios e, ao planejá-las, pense no resultado final que você deseja obter.

Por exemplo, quanto de receita você quer ganhar este ano? Quantos novos clientes você espera obter com uma nova estratégia de pesquisa? Você deve analisar o status atual do seu negócio, bem como o tipo de cliente que deseja atrair para entender suas metas de receita e aquisição de clientes. Quanto mais preciso e claro você for, mais fácil será melhorar sua estratégia a partir de pesquisas.

como-escolher-uma-boa-agencia-de-seo
Fonte: freepik.

Faça uma lista de características importantes para escolher uma boa agência de SEO

Em seguida, ao começar a pesquisar diferentes agências de marketing digital, observe as características que você preza e aquelas que não gosta tanto numa empresa. Crie uma lista principal do que você deseja ver para garantir um bom relacionamento de trabalho.

Por exemplo, você quer alguém com experiência em marketing? Como alternativa, talvez você não esteja preocupado com um histórico de marketing, mas prefira alguém com experiência em seu setor. Muitas empresas não querem contratar uma agência de SEO que não seja local, enquanto outras preferem se concentrar em encontrar uma equipe que sabe como alcançar resultados.

Cada agência é diferente e tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. Portanto, é essencial determinar quais características você valoriza mais para o seu negócio.

escolhendo-uma-agencia-de-seo
Fonte: freepik.

Confira opiniões e depoimentos de clientes anteriores

Qualquer empresa que já esteja por aí há algum tempo deve ter ao menos um depoimento de cliente, seja em seu site, seja em suas redes sociais. O ideal é que também tenham comentários em, ao menos, um site de avaliação, como o Google Maps, por exemplo, que é um espaço mais neutro.

Relatórios

Verifique como a agência contratada pretende se reportar a você. Pode ser assustador entregar as rédeas da sua estratégia de SEO a terceiros; no entanto, só porque você deixa isso a cargo de outra empresa, não significa que você deva desistir do controle. Concentre-se no que a agência informa em seus relatórios para entender como você está progredindo com seu projeto de SEO.

Quais ferramentas analíticas eles usam? Por que eles usam essas ferramentas analíticas específicas de SEO? Quanto mais você entende a estrutura de relatórios de uma agência, mais você pode compreender o que eles valorizam em relação aos resultados de sua empresa.

escolhendo-uma-boa-agencia-de-seo
Fonte: freepik.

Não tenha medo de perguntar

Muita gente tem receito de fazer perguntas por medo de não ser levado a sério pelos funcionários da agência de SEO. Porém, é importante destacar que você não pode fica com dúvidas. Por isso, mesmo que julgue sua pergunta simples, você deve buscar esclarecê-la junto a agência.

Algumas perguntas para fazer são: quais processos são utilizados para atingir os objetivos? Quanto tempo e recurso o projeto demanda? Que mudanças serão feitas se a estratégia inicial não funcionar bem? O que faz essa agência diferente das outras? Esses são alguns exemplos, mas se você tiver outras dúvidas pode listá-las para não esquecer de nada.

Tão importante quanto saber o que procurar é saber o que evitar ao buscar uma agência de SEO. Veja, então do que se deve desconfiar ao escolher uma empresa para cuidar do SEO do seu site:

escolher-uma-boa-agencia-de-marketing-digital
Fonte: freepik.

Empresas que se concentram mais em métricas de vaidade

Quantas vezes você viu uma empresa anunciando no Google que pode colocar seu site em primeiro no ranking? O truque que ninguém lhe diz é que qualquer um pode se classificar em primeiro por uma palavra-chave inútil. O desafio é classificar bem para as palavras-chave que direcionam tráfego válido para o seu negócio.

Portanto, evite empresas que se concentram em classificações, tráfego, engajamento e outras métricas de vaidade. Sim, elas são importantes; no entanto, elas só são importantes porque direcionam o tráfego certo para o seu site, gerando uma clientela mais qualificada e que pode resultar em vendas. E, no final, isso é o que importa.

Falta de pesquisa

O maior erro que algumas empresas cometem quando contratam uma agência externa para fazer a otimização do site para os mecanismos de busca é que elas não pesquisam o suficiente e acabam fechando negócio levando em conta mais os valores que serão gastos do que a forma como a empresa trabalha. E isso tende a gerar muitos atritos com o passar do tempo.

escolher-uma-boa-agencia-digital
Fonte: freepik.

Não baseie tudo apenas no preço

Como já dito acima, preço é importante, mas não é tudo. É claro que é ótimo manter seu orçamento em dia, mas lembre-se que você está investindo em uma estratégia para fazer seu negócio crescer e, muitas vezes, o barato sai caro. Tente descobrir onde é possível obter mais retorno para alcançar seus objetivos em parceria com uma agência que valorize o mesmo que você.

Escolher uma boa agência de SEO pode parecer difícil e cansativo, mas, com nossas dicas, certamente esse trabalho será mais menos desgastante. Além disso, quanto mais você souber sobre seus objetivos e o que deseja de uma agência, melhores serão seus resultados a longo prazo. E se você ainda tiver alguma dúvida sobre SEO, entre em contato com a Agência IMMA ainda hoje!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK