Como deixar o seu site mais agradável para o usuário

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
08/02/2020
Criação de Sites

O site é um excelente veículo para criar uma presença online para a sua empresa. Ele funciona quase como uma vitrine virtual. E, normalmente, é através dele que os usuários receberão mais informações. Dessa forma, saberão mais sobre a sua marca e os serviços ou produtos que ela oferece. No entanto, seu site  precisa ter uma performance de sucesso. Para isso, é preciso garantir que a experiência do usuário com ele seja positiva. Mas como fazer isso? Em outras palavras, como deixar o seu site mais agradável para o usuário? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse assunto para buscar uma resposta para essa pergunta. Continue com a leitura para aprender mais!

Como deixar o seu site mais agradável para o usuário
Fonte: freepik.

Entenda como deixar o seu site mais agradável para o usuário

A valorização da experiência do usuário tem a ver com o conceito de UX, criado em 1990 pelo psicólogo e designer Don Norman. Norman criou o termo com a intenção de falar sobre um design que contemplasse todos os aspectos da experiência do usuário com um site. Inclusive com os gráficos, a interação manual e diversos outros aspectos.

Hoje em dia, quando se fala em UX e da importância do UX para o design, estamos falando de um design que considere a experiência do usuário como um todo. Esse tipo de design, através de técnicas específicas, almeja tornar a experiência de um usuário com alguma criação mais agradável e positiva. Por conta disso, ele é um estilo que é muito adotado por empresas que buscam conseguir leads e clientes através dos seus sites.

Sendo assim, fica a questão: Como aplicar o princípio do design para UX na prática. Ou seja, como deixar o seu site mais agradável para o usuário? A seguir, vamos citar algumas técnicas que podem ajudar você nessa tarefa. Confira!

Tenha um site veloz

A velocidade de carregamento da página é um dos fatores que mais afeta a experiência de um usuário com um site. E não é difícil entender por quê. Afinal, quem nunca se frustrou por ter que esperar muito tempo para uma página carregar? Essa é uma sensação nada agradáve. E, por conta disso, deve-se evitar que um usuário passe por essa situação a qualquer custo.

Agência de Criação de Sites

Cuidado com o excesso de pop ups

Pop ups, ou seja, janelas que abrem automaticamente quando um usuário entra na página, podem ser muito intrusivos e incômodos. Assim, se o seu site contém esse tipo de recurso, evite usá-lo em excesso. O motivo disso é que o pode se irritar a ponto de fazê-lo deixar a página.

Evite um design muito atarefado

Para um site ser agradável para o usuário, ele deve ser fácil de entender. O ideal é que o usuário entre no seu site e entenda de imediato como navegar nele. Sendo assim, o melhor é optar por um design mais simples e direto. Por isso, não encha a tela de elementos que podem ser confusos. Lembre-se que, se um usuário não conseguir entender como usar o seu site, ele provavelmente vai desistir dele. Então esse ponto é muito importante para garantir uma boa experiência.

Evite um design muito atarefado
Fonte: Freepik.

Contrate uma equipe profissional para criar o seu site para você

Se você não sabe como deixar o seu site mais agradável para o usuário, é melhor deixar essa tarefa nas mão de especialistas de desenvolvimento. Desse modo, você garante que terá uma página que valoriza a experiência dos seus clientes.

Não sabe onde contratar esse tipo de serviço? Uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, é uma ótima opção. A IMMA conta com um time de profissionais altamente qualificados que atendem empresas de qualquer porte, sendo uma boa escolha para garantir um serviço de alto nível para a sua marca. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento!

Veja também