Como criar conteúdos que ajudem o seu público

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/09/2020
Marketing de Conteúdo

Quando o assunto é o marketing de conteúdo, fala-se muito em oferecer soluções ou informações úteis para os usuários. E essa é uma das principais metas dessa estratégia, que busca construir uma relação através do oferecimento de conteúdo relevante. Mas como criar conteúdos que ajudem o seu público? É preciso fazer um esforço consciente para garantir que o seu conteúdo cumpra essa missão. Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Criando conteúdos que ajudem o seu público

Fonte Freepik.

Entenda como criar conteúdos que ajudem o seu público com essas dicas simples

Comece fazendo a si mesmo uma pergunta direta: Por que você usa o Google?

Se você é como a maioria das pessoas, vai descobrir que recorre ao Google quando precisa de alguma informação. Assim, você acessa a plataforma quando quer uma resposta para uma pergunta, ou um recurso para realizar alguma tarefa. Sendo assim, um mecanismo como o Google tem uma função muito clara e utilitária.

No entanto, não é o Google, em si, que responde às perguntas dos usuários. Ele apenas serve como o elo condutor que guia o usuário até as respostas, que estão presentes nos conteúdos que aparecem nas páginas de resultados de busca.

E é aí que surge a pergunta: Como criar um conteúdo que de fato ajude o usuário? A seguir, vamos apresentar algumas maneiras de fazer isso. Confira!

Dicas de como criar conteúdos que ajudem o seu público

Fonte Freepik.

Entenda quem é o seu público

Para ajudar alguém, você precisa entender quem é essa pessoa e por que ela precisa de ajuda. Em outras palavras, como marca, você deve saber quem é o público que vai consumir o seu conteúdo.

Entender quem é essa audiência facilita a tarefa de ajudá-la, pois permite que você compreenda melhor quais são os problemas desse segmento do mercado. Isso faz com que o seu conteúdo possa abordar tópicos mais relevantes. A consequência, portanto, é um conteúdo mais focado, que se torna mais útil para o tipo de usuário que você busca atingir.

Divida seu conteúdo em tópicos

Muitas vezes, quando uma pessoa tem uma dúvida sobre o assunto, ela quer apenas a resposta para essa questão específica. Por isso, ao criar um conteúdo sobre o tópico, o ideal é que você divida o texto claramente.

Dessa maneira, um usuário pode clicar no seu post, por exemplo, e ir diretamente para o tópico que responde a sua dúvida. Isso torna o seu conteúdo muito mais eficiente e fácil de consumir, o que favorece muito a sua performance na internet.

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Inclua imagens que ilustrem o seu argumento

As pessoas aprendem de formas diferentes. Algumas pessoas só conseguem compreender uma explicação com o auxílio de um conteúdo visual que ofereça suporte ao que está escrito.

Sendo assim, é importante incluir imagens que ilustrem o seu argumento para criar conteúdos que ajudem o seu público. Para isso, invista em um bom trabalho de design gráfico que possa criar infográficos e explicações ilustrativas. Dessa maneira, o que você criar será mais atraente e mais acessível.

Contrate uma agência de marketing digital para produzir conteúdo para a sua empresa

Se você quer saber como criar conteúdos que ajudem o seu público, a melhor opção é recorrer à ajuda de uma empresa especializada, como uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A equipe da IMMA tem experiência com a produção de conteúdo em diversos formatos, para empresas de qualquer porte e qualquer setor.

E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

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