Empreender é o sonho de muitas pessoas. E muitos desses empreendimentos são focados nas vendas de produtos. Sendo assim, surge a pergunta: Como começar um negócio de vendas?

Essa questão não tem uma resposta simples. Isso porque existem muitas fases no início de um negócio de vendas, e muitos fatores que influenciam no processo de sua criação.

No entanto, com esforço e estudo, é possível entender melhor como esse tipo de negócio funciona e como você pode criar o seu e fazê-lo crescer. Neste artigo, falaremos um pouco sobre o assunto para possibilitar um entendimento mais completo. Confira!

Como começar um negócio de vendas

Fonte: freepik.

Saiba como começar um negócio de vendas

Em 2018, 52 milhões de brasileiros optaram por seguir o caminho do empreendedorismo e abrir seus próprios negócios. Esse número demonstra o quanto essa possibilidade pode ser tentadora para muitas pessoas.

Mas é preciso ser realista: Pesquisas apontam que 1 a cada 4 empresas brasileiras fecham antes de completar 2 anos no mercado. Ou seja, embora empreender seja o sonho de muita gente, sem dúvida não é uma tarefa fácil, e é preciso que você se programe para criar o seu negócio com expectativas realistas, sem esperar milagres que aconteçam do dia para a noite.

No entanto, é importante não deixar esses dados desanimarem a sua vontade. A questão é apenas se preparar bem para começar o seu negócio de vendas. E, a seguir, vamos citar algumas atitudes que podem ajudar você com isso. Continue lendo para descobrir quais são elas!

Comece com uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para começar qualquer negócio é conhecer bem o mercado no qual você vai ingressar. Isso significa que você deve pesquisar o seu campo de atuação e entender quais são as empresas atuando nele nesse momento, com o que elas trabalham, quais são as demandas do público, quais são as lacunas, etc.

Comece com uma pesquisa de mercado

Fonte: freepik.

Todas essas informações devem servir como base para criar o seu próprio negócio. Afinal, é conhecendo melhor o mercado que você vai descobrir onde você se encaixa nele, qual é o local da sua empresa, o seu público-alvo e o diferencial que você vai oferecer. Esses dados são cruciais para que, no futuro, você consiga montar estratégias efetivas.

Calcule o investimento inicial e estabeleça o seu orçamento

Não caia em nenhum conto de ilusão: Para abrir um negócio, é preciso ter algum capital que você possa investir na nova empresa. E é fundamental que investir esse capital não vá colocar você no vermelho, porque pode demorar muito até que ele produza algum retorno significativo.

Sendo assim, procure fazer um orçamento para esse momento inicial do seu negócio. Seja minucioso e tenha esses números na ponta do lápis para poder planejar os seus objetivos com exatidão e realismo.

Entenda o valor do seu produto

Em um negócio de vendas, você vende um produto, e, para uma venda qualificada, é necessário que você entenda qual é o valor deste produto. Ou seja, em outras palavras, por que o consumidor precisa daquilo que você está vendendo? Saber a resposta para essa pergunta permite que você atue com mais eficácia.

Entenda o valor do seu produto

Fonte: freepik.

Invista em tecnologia

A tecnologia, atualmente, rege as nossas vidas em todos os aspectos, principalmente no comercial. E, se você não sabe como começar um negócio de vendas, é melhor começar investindo na criação de uma loja virtual e de um plano de marketing digital. E ambos podem ser feitos com a Agência IMMA, que possui uma equipe qualificada e preparada para ajudar você nessa nova etapa da sua vida profissional. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?