A primeira metade do ano de 2020 está sendo dominada por um obstáculo social e econômico sem precedentes. A pandemia do coronavírus gerou a necessidade de quarentena e isolamento social. Por conta disso, muitos pequenos empresários tiveram que se adaptar às possibilidades do home office. E isso inclui o marketing digital e o marketing de conteúdo. Mas como começar a produzir conteúdo para a internet? Neste artigo, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como começar a produzir conteúdo para a internet

Fonte: freepik.

Saiba como começar a produzir conteúdo para a internet com sucesso

Produzir conteúdo para a internet é uma ideia que parece muito simples à primeira vista. Porém, quando você começa a explorar, revela-se muito complicada e difícil. Afinal, é um campo muito concorrido, que cada vez se torna mais competitivo. Isso acontece conforme mais pessoas se voltam para isso como forma de fazer suas carreiras crescerem.

Sendo assim, ao tomar a decisão de investir na produção de conteúdo para a internet, é preciso que você faça um planejamento cuidadoso. Não crie conteúdo desenfreadamente sem parar para pensar em como você vai fazer isso.

Uma das maiores ilusões a respeito da produção de conteúdo online é que é algo espontâneo, pouco profissional. Atualmente, empresas e marcas investem milhões em produção de conteúdo para o marketing digital. Ou seja, o nível de qualidade esperado para se destacar é um bem diferente do que se exigia dez anos atrás.

Diante disso, fica claro que é necessário observar a possibilidade de criar conteúdo com um olhar objetivo e realista. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ser cruciais para que você comece a sua produção de conteúdo com o pé direito. Confira!

Escolha um público-alvo

Se você está produzindo conteúdo, você está produzindo para alguém. É claro que qualquer pessoa pode consumir o seu conteúdo na internet, mas é importante que você tenha em mente uma audiência clara e bem delimitada.

Escolha um público-alvo

Fonte: freepik.

Isso é crucial porque ter um público-alvo é muito relevante para que você decida os detalhes relativos à sua produção de conteúdo. Assim, se você direciona o que você produz para um tipo de pessoa específico, por exemplo, fica muito mais fácil separar tópicos e assuntos que podem interessar à sua audiência.

Aprenda como funciona o SEO

O SEO é um conjunto de técnicas voltado para a otimização para mecanismos de busca. Ou seja, são técnicas que tornam o seu conteúdo mais atraente para sites como o Google.

Essas técnicas têm uma importância vital para criadores de conteúdo, porque é através delas que o que você produz pode obter uma posição de destaque nas páginas de resultados de busca. E esse posicionamento é fundamental para aumentar o seu alcance e atrair mais usuários para a sua página.

Prepare-se para produzir em mais de um formato

Para se destacar em meio a um cenário tão competitivo como a internet, é preciso que você abrace diferentes formatos de produção de conteúdo. Assim, procure ter um leque de opções variado, colocando em prática diferentes ferramentas – por exemplo, se você quer fazer vídeos para o Youtube, é uma boa ideia também ter perfis em outras mídias sociais.

Prepare-se para produzir em mais de um formato

Fonte: freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para auxiliar na sua produção de conteúdo

Se você não sabe como começar a produzir conteúdo para a internet, é interessante pensar na possibilidade de contratar ajuda especializada. Uma agência de marketing digital pode fazer toda a diferença no planejamento da sua estratégia, e a Agência IMMA é uma ótima opção. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?