Como aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
02/03/2020
Marketing de Conteúdo

O tráfego, ou seja, a quantidade de visitas que o seu blog recebe diariamente, é uma métrica essencial para avaliar o sucesso da estratégia de conteúdo da sua empresa. Mas e se você se depara com uma situação em que os seus números não estão alcançando os resultados esperados? Como mudar esse quadro? Recorrer a um anúncio pago é uma opção, mas nem sempre isso resolve a questão a longo prazo. Sendo assim, fica a dúvida: Como aumentar o tráfego orgânico do seu blog?

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e dar dicas de como multiplicar as visitas no seu blog. Continue com a leitura para saber mais!

Como aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Fonte: freepik.

Saiba como aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Antes de qualquer outra coisa, é preciso definir o que é, exatamente, o tráfego orgânico. E esse é todo o tráfego que não vem de um anúncio pago – ou seja, é o clique que vem de uma decisão espontânea do usuário, sem influência de uma iniciativa de marketing específica. Em outras palavras, é o tráfego natural.

Para manter a sua estratégia de marketing de conteúdo funcionando a longo prazo, é preciso ter boas taxas de tráfego orgânico. Afinal, recorrer sempre ao tráfego pago não é possível, e é preciso que você encontre formas de chamar a atenção de leitores sem precisar fazer uso de anúncios no Google.

Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para ajudar você a atingir esse objetivo. Confira!

Poste conteúdos com regularidade

É uma questão de lógica: Quanto mais conteúdos postados você tiver, mais assuntos diversos relacionados à sua área você vai cobrir, podendo, assim, atrair uma vasta gama de usuários. E é importante também que esses conteúdos sejam postados com regularidade.

Desse modo, você vai, aos poucos, construindo uma reputação positiva para o seu blog. Isso ajuda a sua marca a criar autoridade na internet, e, pouco a pouco, se transformar em uma referência na sua área de atuação.

Poste conteúdos com regularidade

Fonte: freepik.

Escolha palavras-chave específicas

A palavra-chave é o termo que um usuário digita no Google para buscar pelo que ele precisa. Palavras-chave muito gerais, como, por exemplo, “marketing digital”, trazem milhares de resultados diferentes, então, não vale a pena criar conteúdo voltado especificamente para termos tão abertos. A concorrência é grande demais.

Ao invés disso, é melhor optar por palavras-chave específicas, também conhecidas como palavras-chave long tail, ou cauda longa. Essas palavras têm um número menor de buscas, mas também um número menor de resultados, o que torna mais fácil para o seu blog se destacar.

Crie conteúdo visual

O conteúdo visual é outro formato de marketing de conteúdo no qual vale a pena investir para aumentar o tráfego orgânico do seu blog. Infográficos, por exemplo, são imagens que se destacam muito em buscas visuais no Google, o que significa que é uma boa ideia criar alguns para ilustrar os seus posts. Vídeos também são muito populares.

Contrate uma agência de marketing digital para promover o seu blog

Se você já tem um blog, sabe que fazer com que ele se destaque em meio à imensa concorrência da internet é uma tarefa árdua. Por isso, às vezes o melhor é deixar isso nas mãos de uma empresa especializada.

Contrate uma agência de marketing digital para promover o seu blog

Fonte: freepik.

Uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, sabe como aumentar o tráfego orgânico do seu blog. Além das dicas citadas acima, também é crucial ter um bom trabalho de SEO feito no seu site, e, para isso, é necessário contar com profissionais especializados, como os da equipe da IMMA. E aí, ficou interessado? Não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também