Como atualizar o conteúdo mais antigo do blog


Se você é como a maioria dos blogueiros, provavelmente está se perguntando como atualizar o conteúdo mais antigo do blog. Afinal, todo mundo quer saber se é possível utilizar conteúdos antigos para obter mais resultados sem precisar criar material do zero. Para isso, separamos algumas dicas.

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Fonte: freepik.

Identificar as melhores publicações

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar quais posts merecem sua atenção. Você provavelmente não tem tempo, dinheiro ou recursos para atualizar centenas ou milhares de postagens. Em vez disso, deve se concentrar naquelas que geram o melhor retorno sobre o investimento.

Foque nas publicações que geraram mais interesse no passado, como aquelas mais acessadas, com maior compartilhamento social e que ajudam a obter tráfego em geral. Depois de identificá-las, crie uma lista de postagens que passarão por uma revisão para reativar o conteúdo.

Verificar a precisão

Quando você criou o post, havia uma boa chance dele estar super preciso. Com o tempo, no entanto, as coisas costumam mudar. Por exemplo, se você publicou um artigo sobre as melhores estratégia de SEO há cinco anos, é seguro dizer que as dicas e conselhos que você forneceu não estão mais atualizados.

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Isso não significa que você deva reescrever tudo. Afinal, você já tem um bom ponto de partida e deve apenas atualizar o que já está escrito com novas informações, garantindo precisão para os dias atuais. Isso pode ajudar a impulsionar o tráfego a partir dos mecanismos de pesquisa, além de fornecer mais valor para seu público.

Atualizar o conteúdo mais antigo do blog

Não há nada melhor do que uma postagem de blog bem escrita que seja apoiada por estatísticas e dados sólidos. Por outro lado, um post com estatísticas desatualizadas pode fazer você parecer amador. É por isso que você precisa prestar muita atenção nas informações que compartilhou no passado.

Depois de identificar referências estatísticas, verifique os recursos recentes para precisão. Se você puder vincular uma fonte mais atual, não hesite em fazer isso. Atualmente, exitem sites ótimos para procurar estatísticas relacionadas a quase todos os setores imagináveis e que fornecem informações e relatórios relevantes gratuitamente.

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Fornecer uma nova perspectiva

Assim como o nicho sobre o qual você escreve muda e evolui, você também vai evoluir ao longo do tempo como blogueiro. O que foi dito há cinco anos pode não ser o que você acredita hoje e um determinado tópico pode ser explicado de forma totalmente diferente. Você tem o direito de alterar o conteúdo do seu blog para embasar suas opiniões atuais.

Ao invés de apagar completamente o que foi escrito antes, escolha áreas específicas de um artigo que você deseja atualizar com uma nova perspectiva e adicione novos parágrafos fornecendo esta nova posição. Isso não apenas acrescenta mais conteúdo exclusivo, mas também dá aos leitores a oportunidade de ver como você mudou com o tempo.

Outras estratégias rápidas e eficientes para considera são:

  • Vincular postagens antigas às publicadas recentemente;
  • Inserir novas imagens ou vídeos para agregar valor;
  • Alterar o título, mas não as palavras-chave;
  • Otimizar a meta descrição para melhor descrever o conteúdo.
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Saber dizer adeus

Mas há vezes em que não faz sentido manter ou reescrever um conteúdo antigo. Se ele não for mais oportuno ou se novas informações provarem que tudo que está no passado é completamente errado, realizar correções não será possível. Nestes casos, é importante saber dizer adeus e enviar o conteúdo para a lixeira.

Mas, antes de se despedir, veja se você pode redirecionar o conteúdo antigo para outras postagens do blog. E ative um redirecionamento 301 para manter todos os backlinks que a postagem possa receber. E se você decidir excluir uma página, é necessário considerar o que fazer com sua URL, redirecionando-a para uma página relevante, sua página inicial ou exibir um erro 410.

No final de todo o trabalho, compare as estatísticas de antes com as de depois das atualizações. Isso vai mostrar se as mudanças realizadas fizeram ou não uma diferença perceptível, seja para melhor ou para pior. Depois de identificar o que está funcionando e o que não está, você pode criar uma estratégia personalizada para empregar ao editar suas publicações antigas.

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Fonte: freepik.

O conteúdo antigo do blog pode estar enterrado em seu site, mas isso não significa que as pessoas não estão lendo o que você publicou há algum tempo. Por isso, ao atualizar o conteúdo mais antigo do blog, você pode trazê-lo de volta vida e se surpreender com os novos resultados de SEO.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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